Inventor cria sistema inédito de reaproveitamento de água do chuveiro contra a crise hídrica

O “sustentabili-balde” foi desenvolvido para ser utilizado por pessoas de todas as idades e compleições físicas

A crise da água no estado de São Paulo começou em 2014 e ainda hoje sentimos reflexos no abastecimento de várias cidades e na capital paulista. Hoje, o sistema Cantareira ainda opera com 50% da capacidade. A sociedade está mais consciente da necessidade de economia, porém, alguns cidadãos como os empresários Edison Junior e Adriana Teixeira, afiliados à Associação Nacional dos Inventores (ANI), foram além e buscaram soluções para enfrentar a crise. Edison é autor do “sustentabili-balde”, um instrumento que visa o reaproveitamento da água do chuveiro nos vasos sanitários.

ANI
O “sustentabili-balde” foi desenvolvido para ser utilizado por pessoas de todas as idades e compleições físicas. Imagem: Divulgação

“A água ficou um produto de ‘luxo’ e precisamos criar novos hábitos que se tornem permanentes. Muitos moradores de prédio não tem o costume de armazenar a água fria que cai antes do chuveiro a gás esquentar, por exemplo, e quem o faz reutiliza a água de forma errado – se jogada direto a água no vaso, os detritos formam uma nuvem poluindo todo o ambiente e, outro fato importante, um portador de necessidades especiais ou um idoso não tem condições físicas de erguer um balde cheio – o ‘sustentabili-balde’ veio para ajudar essas pessoas” descreve, Edison.

Coletada a água, o usuário leva o “sutentabili-balde” até o vaso, encaixa o adaptador, posiciona sobre a tampa do vaso e levanta a alavanca de dispersão de água para dentro da latrina, levando todos os detritos sem contaminar o ambiente.

A expectativa do inventor é que o custo do produto para o consumidor final seja de cerca de R$ 40 – enquanto um balde comum, hoje, custe em torno de R$ 25. “Hoje estamos confortáveis com a notícia da redução da conta de luz, com os reservatórios cheios, mas se não houver uma mudança no consumo, em breve estaremos diante de uma nova crise hídrica”, diz Edison.

O inventor já registrou a patente do “sustentabili-balde” junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial)  e atualmente procura investidores para comercialização do produto, seja por meio da venda da patente ou do seu licenciamento.

Mais informações:

Assista ao vídeo onde Edison Junior explica como desenvolveu o conceito do “sustentabili-balde” aqui e neste outro link como ele funciona.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ANI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *