Indústria global da construção deve crescer 5,2% em 2021, de acordo com a GlobalData

Abril, 2021 – Após o colapso histórico da atividade de construção em 2020 em meio a graves interrupções causadas por restrições impostas para conter a disseminação do COVID-19, a indústria da construção deve crescer 5,2% em 2021, de acordo com a GlobalData, uma empresa líder de dados e análises. A produção em 2021 será 2,5% superior ao nível de 2019.

Embora se recuperando da crise do COVID-19, a indústria global arcou com um custo enorme em termos de receita perdida; em comparação com as previsões pré-COVID-19 da GlobalData para o valor da produção da construção, a produção total em 2020–2021 está perto de US $ 1,1 trilhão a menos do que seria de outra forma.

De acordo com o relatório da GlobalData, ‘Global Construction Outlook to 2025, Q1 2021 Update’, ainda há grande incerteza sobre como a crise do COVID-19 irá se desenrolar. Por um lado, notícias positivas vêm do lançamento bem-sucedido de vacinas em muitos mercados. Por outro lado, existem preocupações com os relatos de novas variantes e desafios no fornecimento de vacinas para os mercados em desenvolvimento. No entanto, a previsão para a produção global de construção é baseada no pressuposto de que os governos e as autoridades de saúde pública não reintroduzirão políticas rígidas de bloqueio e que os canteiros de obras poderão continuar a operar com o mínimo de interrupções.

Danny Richards, Economista Principal da GlobalData, comenta: “Em mercados onde a indústria da construção conseguiu retornar ao nível relativamente normal de operações desde que a crise envolveu o mundo no segundo trimestre de 2020, a atividade se recuperou positivamente, com sinais de que em alguns mercados houve foi um esforço marcante para colocar os projetos de volta nos trilhos rapidamente. “

A recuperação em muitos mercados no final de 2020 surpreendeu positivamente. Isso significa que o resultado do ano inteiro em 2020 não foi tão ruim quanto o esperado – a GlobalData estima que a produção global contraiu 2,5% no ano passado (em comparação com a estimativa anterior de 2,9%) e, excluindo a China, a contração foi de 5,1%.

Richards continua: “Com os níveis de atividade tendendo para cima na ausência de restrições às obras no local, é provável que haja taxas recordes de crescimento ano a ano (YoY) nos principais mercados nos próximos trimestres, dada a comparação com os períodos anteriores ano em que os canteiros de obras foram fechados ou em que a atividade foi severamente interrompida. Também há sinais positivos para os próximos trimestres na avaliação de indicadores antecedentes, como aprovações de licenças de construção. “

Fonte: GlobalData

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *