Indicador Ipea registra comportamento instável dos investimentos

Indicador de FBCF do Instituto aponta queda de 3% em janeiro, na comparação com dezembro

Março, 2017 O Grupo de Conjuntura do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada divulgou nesta segunda-feira, 13/03, o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) referente a janeiro, que aponta queda de 3% em relação a dezembro de 2016, na série com ajuste sazonal. O resultado contrasta com o crescimento do período anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o indicador registrou queda de 4,9%. Em doze meses,  a retração chega a de 9%.

O recuo entre os meses de dezembro e janeiro foi consequência do mau desempenho do consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) – que é uma estimativa dos investimentos em máquinas e equipamentos e corresponde à produção industrial doméstica acrescida das importações e diminuída das exportações.

Após a alta de 2,6% no período anterior, o Came caiu 6,6%. Já o indicador de construção civil avançou 0,6% frente a dezembro, ainda na comparação com ajuste sazonal. Contra o mesmo mês do ano passado, tanto o Came quanto o indicador de construção civil apresentaram retração, com quedas de 9,8% e 2,7%, respectivamente.

Outro importante fator que ajuda a explicar o mau resultado na comparação mensal, também na série com ajuste sazonal, foi o comportamento das importações de bens de capital – que caíram 12,4% em janeiro, após crescer 10,2% em dezembro de 2016.

Fonte: ASCOM/IPEA 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *