Green Rio 2020 ganha formato digital e promove parcerias internacionais em Bioeconomia

Setembro, 2020 – Um dos mais importantes eventos sobre bioeconomia no Brasil, o Green Rio, confirma sua nona edição em 2020, migrando para o mundo digital. Pela primeira vez, o evento terá três etapas: nos dias 8 e 9 de outubro, quando acontecerão as conferências temáticas, a partir das 9h, e a apresentação de soluções para pequenos e médios produtores; nos dias 13 e 14, datas em que serão realizadas rodadas remotas de negócios e, fechando o evento, de 24 a 26, haverá o desafio de inovação. Com inscrições antecipadas, o Green Rio online poderá ser acompanhado gratuitamente no site www.greenrio.com.br.

A pandemia influenciou não só o modelo do evento, mas também as temáticas que serão abordadas. Segurança alimentar, saúde e rastreabilidade de produtos, com foco nas tendências pós-Covid-19, ganharão destaque na edição deste ano.

“À medida que a população global continua a crescer, cresce também a urgência da buscar soluções para garantir um fornecimento seguro e sustentável aos consumidores em todo o mundo” afirma Maria Beatriz Costa, organizadora do Green Rio online.

Webinar “Bioeconomia e o Amazonas que você não conhece”, com Monica Werneck, Green Rio, Tatiana Schor, SEPLANCIT do Amazonas, Cleinaldo Costa, Reitor da UEA, Maritta Knoch-Weser, Reainforest Business School, Amazonia 4.0, e Maria Beatriz Costa, Green Rio.

Pelo quarto ano consecutivo, o Green Rio contará com uma delegação da Alemanha para realizar o “German-Brazilian Bioeconomy Workshop”. No primeiro dia de evento, 8 de outubro, haverá  uma chamada bilateral Brasil-Alemanha, abordando dois temas abrangentes: biomassa (incluindo o uso de bioinsumos) e plantas medicinais e aromáticas. Representando o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha, Andre Noske ainda apresentará o programa de bioeconomia da Alemanha, do qual constam parcerias internacionais. Além disso, especialistas da Alemanha e do Brasil discutirão a preservação do solo e proteção das abelhas.

Outra parceria internacional a ser celebrada no Green Rio será a do Sesc/Mesa Brasil e Food Nation, que é uma iniciativa do governo da Dinamarca, que promove segurança alimentar em todos os elos da cadeia, reconhecida por sua inovação e compromisso com sustentabilidade. A sinergia entre Mesa Brasil e Food Nation será apresentada dia 9, no painel “Saúde Planetária”, no qual o presidente da Fecomércio, Antonio Florêncio Queiroz e a gestora do Programa Food Nation assinarão uma carta de intenções.

Ainda no dia 9, ocorrerá o lançamento do desafio para pequenos agricultores, explorando possibilidades de conexão entre bioeconomia e agricultura familiar. Também será dedicado um espaço especial à Amazônia, no qual serão discutidos temas como Bioeconomia da Floresta em Pé, Como garantir cadeias de abastecimento sem desmatamento e Pan-Amazônia.

Entre os palestrantes confirmados estão o secretário Fernando Schwanke (Ministério da Agricultura), Maritta Koch-Weser (Rainforest Business School), Ingo Plöger (empresário) e Carlos Nobre (Amazônia 4.0).

O Green Rio online também precisou fazer adaptações para contemplar os expositores. Com importante papel no fomento ao setor de orgânicos, o evento promoverá, nos dias 13 e 14, uma interação entre expositores e compradores, além de apresentação de vídeos para que o consumidor conheça os produtos e escolha o que comprar.

Já estão confirmadas para o encontro de negócios parceria com SindRio (restaurantes); compradores de lojas de varejo e farmácia de São Paulo e Rio; e polos de gastronomia e hotelaria. Representantes internacionais farão parte do networking digital.

Para fechar o evento, será realizado o desafio de inovação, de 24 a 26 de outubro, em parceria com o Sebrae. A iniciativa funcionará como uma maratona online, buscando soluções para a cadeia produtiva da bioeconomia e do pequeno produtor rural, através de temas como inovação em produtos florestais, irrigação e planejamento de produção.

Reconhecido como plataforma relevante para negócios sustentáveis, desde maio, mês em que tradicionalmente o evento ocorreria, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, os organizadores do Green Rio vêm promovendo webinars com temáticas do evento. “A janela virtual tem um potencial enorme a ser explorado. O excelente resultado que alcançamos com essas prévias, nos dá a certeza de que o Green Rio online será um sucesso”, prevê Beatriz.

Acesse o site do evento www.greenrio.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *