Entidades se unem para discutir urbanização do Rio de Janeiro e formas de tornar a cidade mais inclusiva e sustentável

Inscrições se encerram hoje acesso pelo site

Rio, julho, 2017 – Amanhã,  a partir das 13h, na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ), Rua Chile, 230, 23ºandar, representantes do Observatório Social, Casa Fluminense, Fenea, Ibase, Pastoral de Favelas, LEDUB, Fundação Bento Rubião e Observatório das Metrópoles avaliam formas de tornar o Rio de Janeiro, um lugar mais inclusivo e sustentável. O evento gratuito, aberto para toda sociedade, também vai debater a falta de planejamento urbano, crescimento desordenado, apropriação democrática do espaço urbano e o papel social do arquiteto e urbanista, desempenhado por meio do exercício ético da profissão. As inscrições se encerram hoje (27 de julho) e devem feitas pelo site.

Serão duas mesas de debate, a primeira entre 14h às 16h, denominada participação e controle social na elaboração e implementação de planos e projetos, terá como moderadora a conselheira e vice-presidente do CAU-RJ, Maria Isabel Tostes, e os debatedores Vitor Mihessen, da Casa Fluminense, Márcio André Martins, da FENEA e Tatiana Bastos, do Observatório Social do Rio de Janeiro. Nesse painel será abordada a importância de planos e projetos, construídos com participação e sujeitos ao controle social, para que a cidade se torne mais inclusiva, mais sustentável e adaptada às necessidades da sociedade. Será apresentado, ainda, o estudo Painel de Monitoramento da Casa Fluminense, trabalho que reúne avaliações de sete indicadores sobre as prefeituras nos 21 municípios da região metropolitana do Rio (RMRJ).

A segunda mesa, entre 16h e 18h, cuja temática é o direito à cidade no exercício da arquitetura e urbanismo, será moderada pelo conselheiro do CAURJ, Antônio Augusto Veríssimo, e os participantes serão Ricardo Gouvêa Corrêa, da Fundação Bento Rubião, Tarcyla Fidalgo Ribeiro, do LEDUB e Luciana Correa do Lago, do Observatório das Metrópoles (IPPUR).  Serão discutidas questões como urbanização e crescimento da cidade e a participação da sociedade. Entre os temas abordados estarão a lei que garante o serviço de assistência técnica gratuita para população e baixa renda em projetos de construção e reformas e o marco normativo nacional sobre regularização fundiária.

Serviço

VI Encontro CAU/RJ com a sociedade

Data: 28 de julho

Local: CAU/RJ – Avenida República do Chile 230, 23ºandar – Centro

Horário:

13h (credenciamento e abertura com Jerônimo de Moraes, presidente do CAURJ)

14h às 16h – Participação e controle social na elaboração e implementação de planos e projetos

16h às 18h – Direito à cidade no exercício da arquitetura e urbanismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *