Empresa investe em soluções e inovações para setores de energia e saneamento no Brasil

ABM WEEK 2016 

Nunca se falou tanto em otimização e eficiência de resultados no país, como nos últimos tempos. Em um país continental como o Brasil, não parece ser uma solução simples, atender essas duas premissas.

veolia-brasil
Veolia Brasil

Para a companhia francesa Veolia, oferecer bons serviços, não é problema e sim, solução. São mais de 163 anos de existência prestando serviços com qualidade e profissionalismo, que  rendeu a certificação de referência mundial na gestão otimizada de recursos naturais: Água, Resíduos e Energia em mais de 54 países onde atua.

No mercado brasileiro, a Veolia tem atuado nas áreas de resíduos industriais e gestão de água, com presença em diversos municípios e indústrias oferecendo serviços especializados, nos segmentos: Mineração, Óleo e Gás, Papel e Celulose, Químico Biocombustível, Alimentos e bebidas, Automotivo, Farmacêutico, Metais Primários e Energia, e no mundo, destaca-se com força no mercado de soluções ambientais.

O Jornal da Construção Civil, durante a ABM Week 2016, conversou com Alexandre Anaia, Diretor Comercial de Mineração Brasil, da Veolia, que nos contou um pouco da atuação da companhia no Brasil.

alexandre-anaia-thais-zem
Alexandre Anaia, Diretor Comercial de Mineração da Veolia e Thaís Zem, Sub – Gerente de Comunicação da Veolia. Foto: JCC

JCC – Conte um pouco da Veolia?

Alexandre Anaia – A Veolia é um grupo multinacional francês, com 163 anos de história. Estamos presentes nos 5 continentes, em mais de 50 países e contamos com 174 mil profissionais em todo o mundo. Na América Latina, nós temos 11.609 colaboradores em 7 países: México, Colômbia, Equador, Peru, Chile, Argentina e Brasil. Atuamos na gestão completa de água, energia e resíduos, com foco na valorização e na economia circular, prestando serviços para cidades e indústrias. Em 2015, fornecemos água potável para mais de 100 milhões de pessoas, tratamos quase 43 milhões de toneladas de resíduos domiciliares e industriais e produzimos 53 milhões de MWh de energia.

JCC – No mercado brasileiro, onde a empresa tem atuado? 

Alexandre Anaia – No Brasil, junto ao poder público, oferecemos serviços ligados ao saneamento, como o tratamento e destinação final de resíduos sólidos domiciliares e o fornecimento de água potável e tratamento de efluentes domésticos. Na indústria, concebemos e ofertamos soluções. Como referência, podemos citar a CLE, uma sociedade de propósito específico criada para atender nosso cliente ArcelorMittal Vega, em São Francisco do Sul/SC, no fornecimento de todas as utilidades necessárias à laminação de aço. Investimos integralmente numa planta industrial multiserviços que fornece águas (industrial, de resfriamento, superaquecida, desmineralizada, potável e de incêndio), gases industriais (nitrogênio e hidrogênio), ar comprimido seco, gás natural e energia elétrica. Além disso, gerenciamos todos os resíduos industriais e tratamos os efluentes industriais e também os domésticos. Nosso índice de disponibilidade dos serviços é de 99,964%, medidos nos últimos 13 anos de atuação. Isso mostra que nossa planta praticamente não interrompe suas atividades, gerando grande confiança e economia para nosso cliente. Outra referência importante é a nossa planta industrial no interior da REFAP, refinaria da Petrobras localizada em Canoas/RS. Lá, utilizamos tecnologia desenvolvida pela própria Veolia para o tratamento de todas as correntes oleosas produzidas na refinaria. Antes, os resíduos oleosos eram enviados para tratamento em outros estados. Agora, todo o tratamento é realizado pela Veolia na própria refinaria. Com isso, a exportação desses resíduos é zero, redundando em grande economia para nosso cliente e redução dos riscos associados. Outra referência está na Fibria, maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo. Nas unidades de Jacareí/SP e Três Lagoas/MS, produzimos corretivos agrícolas à partir dos resíduos produzidos no processo industrial de fabricação da celulose. Com isso, resíduos que seriam dispostos em aterros industriais se transformam em insumos utilizados na produção do eucalipto, num conceito que privilegiamos muito na Veolia: a economia circular.

JCC – O que esperar do Brasil daqui para frente?

Alexandre Anaia –  Acreditamos muito no Brasil e em sua vocação para se transformar em potência econômica. Embora o momento atual seja difícil, estamos confiantes que o país retomará sua jornada em direção ao crescimento, fundamental para a criação de bem-estar à nossa população.Com essa visão, a Veolia encontra-se pronta e organizada para contribuir com esse crescimento e desenvolvimento sustentável, oferecendo serviços da mais alta qualidade, em qualquer lugar do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *