Empreendimento empresarial de Suape espera ganhar 20% de eficiência energética

Certificado com o selo Leed Gold, o Empresarial Porto de Suape adotou conversores de frequência VLT HVAC, soft starters MCD 201 e válvulas de balanceamento AB-QM da Danfoss

Maio, 2017 – Localizado em Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco, o Complexo Industrial Portuário de Suape ocupa área total de 13,5 mil hectares. Instalado em local estratégico do Complexo, o empreendimento Empresarial Porto de Suape – Governador Eduardo Campos é o primeiro edifício da Zona Central de Serviços erguido na região e que abriga o Centro Administrativo de Suape. Inaugurado em novembro de 2015, o edifício é o único da região Norte/Nordeste certificado com o selo Leed Gold e construído de acordo com rígidos padrões de qualidade.

O empreendimento conta com 6.100 m² de área climatizada por meio de um sistema de água gelada. Para atender a demanda de criar uma instalação moderna e eficiente para ser certificada no LEED, a Arclima, responsável pela instalação do sistema de refrigeração do empreendimento, recorreu à Danfoss.

O edifício adotou os conversores de frequência VLT HVAC, os soft starters MCD 201 e as válvulas de balanceamento AB-QM da multinacional dinamarquesa. Os conversores e os soft starters foram instalados no sistema de bombeamento e nas torres de resfriamento, visando otimizar o ponto de funcionamento dos equipamentos e evitar a sobrecarga de partida. As válvulas de balanceamento foram aplicadas nos fancoils e fancoletes para garantir e otimizar a vazão de projeto, independente da flutuação de equipamentos em operação no sistema.

“O sistema composto com essa linha de equipamentos gera ao cliente uma eficiência energética na sua operação, além de aumentar o nível de confiabilidade. Com as válvulas de balanceamento, o sistema fica com suas características de projeto configuradas, independentemente do incremento ou diminuição de equipamentos no sistema, proporcionando uma instalação flexível e confiável. Com essa configuração, o sistema consegue uma eficiência energética de 20% a mais se comparado com os convencionais”, explica Breno Ferreira, engenheiro da Arclima.

Francisco Mota, gerente do empreendimento Empresarial Porto de Suape, acrescenta que o sistema HVAC instalado atende a diversos conceitos para o selo Leed, entre eles a economia de energia. “O sistema é inteligente, podendo desativar um ou dois compressores caso a temperatura de 21° C tenha sido atingida. O custo operacional do HVAC, pela sua eficiência, é mais econômico do que se instalássemos os sistemas comuns (split, self contained entre outros)”, finaliza Mota.

Prêmio de Destaque do Ano da SMACNA de 2015 – A Arclima recebeu o Prêmio de Destaque do Ano da SMACNA de 2015, na categoria implementação dos sistemas de climatização/tratamento de ar, pelo trabalho desenvolvido no novo centro administrativo de Suape.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *