Construção sustentável wood frame chega a Goiás como oportunidade para desenvolvimento imobiliário

Tecnologia wood frame está presente em 80% das moradias dos EUA, Alemanha e Canadá e aqui no Brasil a Tecverde Engenharia possui a fábrica mais automatizada da América Latina e construiu o primeiro prédio em wood frame do país.

CASA RG II
Loteamento em Sapucaia (RS).

Janeiro, 2017 – Imagine uma casa de 50 m² que pode ser montada em apenas duas horas, ou um prédio de quatro pavimentos erguido em apenas oito dias. Essa é a realidade do sistema construtivo industrializado que vem se espalhando pelo Brasil. Com a tecnologia wood frame – que tem como base estruturas em madeira – a  Tecverde Engenharia vem mudando a indústria da construção civil, tornando-a mais eficiente e, principalmente, mais sustentável.

Com investimentos recebidos de fundos internacionais, a empresa agora amplia sua operação para o Centro-Oeste brasileiro, já sendo consolidada no sul e sudeste do país. A Tecverde possui obras em parceria com grandes construtoras como MRV e Casa Alta em São Paulo, e construtoras locais como CRM Construções Civis no Paraná, no projeto do primeiro prédio em wood frame do Brasil, Simples Construções no Rio de Janeiro, entre outras. O objetivo agora é construir o primeiro condomínio de casas sustentáveis de Goiás, com parceiros locais.

PREDIO PR OK
Montagem do primeiro prédio em wood frame do Brasil em Araucária (PR).

“Já nos reunimos com representantes de construtoras locais e entidades do setor da construção civil do estado que estão bastante interessadas no desenvolvimento imobiliário da região. A equipe de especialistas Tecverde estão visitando as cidades para fechar novos negócios, trazendo os benefícios da nossa tecnologia para empresas e futuros moradores de Goiás, promovendo novos empreendimentos em prazos mais ágeis. Temos mais de 80 mil metros quadrados construídos para o programa Minha Casa Minha Vida que, devido à agilidade do sistema industrializado, têm ajudado a reduzir o déficit habitacional do país e queremos isso também para Centro Oeste brasileiro, começando por Goiás”, comenta Cassiane Celli, Diretora Comercial da Tecverde.

DADOS DA REGIÃO: De acordo com estudo do City Mayors, a capital Goiânia é a 5ª cidade do Brasil que mais deve crescer até 2020. Um dos motivos apontados para esse crescimento populacional é o número de migrantes, que no estado chega a 1,8 milhão. A economia de Goiás também mostra evolução e cresceu 10 vezes nos últimos 16 anos e, segundo dados do Governo do Estado, o Produto Interno Bruto cresceu entre 1999 e 2015 de R$ 17,4 bilhões para R$ 160 bilhões.

Sistema construtivo eficiente e premiado três vezes pela CBIC

O sistema wood frame, amplamente adotado na América do Norte e na Europa e trazido ao Brasil pela Tecverde, quebra paradigmas da construção civil e oferece moradias com conforto, agilidade e economia superiores à forma convencional. A tecnologia permite que 70% do processo produtivo seja feito em fábrica, de onde os painéis saem montados já com toda a estrutura elétrica e hidráulica instalada, para então tomarem forma no espaço da obra, que já recebeu a fundação e preparação para montagem. Tudo isso emitindo 80% menos CO² e produzindo 85% menos resíduos, utilizando 90% menos água no processo que é 60% industrializado. Além disso, a casa proporciona um excelente desempenho térmico e acústico que resulta em economia de energia no bolso do morador.

TECVERDE OK
Fábrica da Tecverde em Araucária (PR).

A Tecverde adaptou esse sistema às necessidades brasileiras e implantou a primeira fábrica no país em 2010. Com a iniciativa, o Sistema Construtivo Tecverde foi premiado três vezes pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e internacionalmente pela ONU e Unesco por inovar e construir com sustentabilidade, e também por lançar o modelo de negócio que possibilita a parceria com outras construtoras, agilizando assim o processo de difusão desta tecnologia de moradias eficientes por todo o Brasil. Ao incorporador o empreendimento possui prazos reduzidos em até três vezes com o custo de 5% a 10% mais baixos.

O sistema da Tecverde é homologado na CEF e é disponibilizado em parceria com incorporadoras e construtoras, fornecendo matéria prima e mão de obra, entregando a estrutura da residência montada (paredes com as tubulações internas e a estrutura do telhado). Além disso, auxílio aos incorporadores e construtores nas fases de projetos e aprovações com documentações relacionadas ao sistema construtivo. Acompanhamento completo da equipe Tecverde, desde a concepção do projeto até a entrega da obra e garantias.

Site: www.tecverde,com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *