Construção 4.0: Uso de plataformas digitais inteligentes elevam grau de eficiência e produtividade nas obras residenciais e de infraestrutura pelo Brasil

Por Severian Rocha 

Julho, 2022 – Nas últimas duas décadas soluções digitais tomaram conta das empresas de arquitetura, engenharia e construção (AEC) no Brasil. Para quem visita nos dias atuais, qualquer canteiro de obras de uma média ou grande empresa espalhado por diversas cidades brasileiras terá percebido facilmente o uso constante de ferramentas digitais inteligentes, transformando assim,  o modelo de gestão e negócio das construtoras. São plataformas tecnológicos para gerenciamento e monitoramento dos canteiros de obras, geoprocessamento das áreas em construção, acompanhamento das despesas financeiras, redução dos impactos ambientais, redução de risco entre outras soluções inovadoras.

Na busca por entender melhor o que está acontecendo na chamada Construção 4.0 no Brasil, o Jornal da Construção Civil entrevistou Eduardo Pires, Diretor de Produtos para Construção, da TOTVS, uma das maiores empresas de tecnologia da América Latina, que nos atendeu durante o UNIVERSO TOTVS, (maior evento de tecnologia da companhia), no qual reuniu no mês de junho mais de 4 mil pessoas em São Paulo.  Na entrevista, o diretor apresenta os produtos da TOVS e fala do cenário de tecnologia para o setor da construção.

Jornal da Construção Civil – Sabemos que no Brasil existe um esforço imenso das empresas de tecnologias para disseminar o conhecimento tecnológico para outros setores produtivos da economia. Então pergunto: como você conceitua a TOTVS no mercado atuante?

Eduardo Pires – A TOTVS é líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas. Nós ajudamos mais de 65 mil clientes de 12 setores da economia, incluindo Construção, a terem mais produtividade por meio da digitalização dos negócios. E vamos muito além do ERP: oferecemos também serviços financeiros e soluções de business performance. Nos últimos cinco anos, investimos R$2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento. Como uma empresa brasileira, a TOTVS apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores espalhados por todo o país, por meio de sua tecnologia.

TOTVS Construção. Foto: JCC

Jornal da Construção Civil – Como a TOTVS entende a tecnologia no Brasil… É um pensamento de que as organizações estão mais perto e acessível da empresa e das pessoas?

Eduardo Pires – Hoje o cenário exige que as empresas busquem a inovação constantemente. O uso de soluções em tecnologia avançadas e inteligência de dados é fundamental para superar todos os gaps e gargalos das indústrias, trazer compliance fiscal e regulatório, otimizar processos, relacionamento com clientes etc.

Então sim, a tecnologia está mais perto e acessível. Temos diversos sistemas 100% vocacionados para o setor de construção. Esses sistemas se dedicam a atender as necessidades específicas, como gestão do canteiro de obras, controle de jornada dos profissionais, gestão de orçamento etc. Além disso, oferecemos sistemas para melhorar a relação entre construtora/ corretora/ administradora e cliente final, por exemplo o TOTVS Construção Portal de Imóveis, capazes de administrar a jornada de vendas e locação de imóveis de ponta a ponta.

Jornal da Construção Civil –  De que forma a TOTVS trabalha o seu posicionamento de mercado para produtos da construção?

Eduardo Pires – Um dos pontos fortes da TOTVS é a integração de soluções que trazem diferencial competitivo para a gestão no setor, como demonstramos durante os dois dias do Universo TOTVS. O TOTVS Construção Obras e Projetos, por exemplo: conta com o módulo de BIM (Building Information Model), que permite gerenciar desde a modelagem paramétrica dos projetos até o acompanhamento dimensional de execução das atividades dos projetos. O BIM garante mais precisão no desenho dos projetos e menor desperdício na execução.

Quem possui o TOTVS Construção Obras e Projetos, também pode contratar o módulo OrceCerto, que fornece Base de Insumos, Composições e Preços utilizando as tabelas Sinapi e Base Orcecerto para a Construção Civil e tabela Sicro para construção pesada.

Assim, é possível ter acesso automático a tabelas atualizadas de insumos do setor de construção. Basta importar os dados diretamente para o Orçamento, para conseguir uma precificação muito mais assertiva da obra. As tabelas do OrceCerto também são regionalizadas por praças (capitais) de 26 estados e o Distrito Federal. Com isso, elas incorporam diferenças de preços e valores médios, permitindo atender a obra em qualquer região do país, com a mesma eficiência. E você escolhe as capitais que deseja incluir em suas tabelas.

Além disso, o TOTVS Construção Obras e Projetos disponibilizam o Portal da Obra, uma forma de levar, basicamente, o canteiro de obras para dentro do escritório. A empresa passa a ter acesso às principais ferramentas para o monitoramento dos projetos, acompanhando os avanços do projeto, registrando e verificando os apontamentos de avanço, mão-de-obra, equipamento e ciclo de transporte, e ainda acompanha os últimos acontecimentos registrados no canteiro de obras, com destaque para os atrasos. Os exemplos são diversos, nosso portfólio é realmente muito completo.

Jornal da Construção Civil –  De que forma a TOTVS alinha tecnologia x necessidade do cliente e análise e desempenho dos seus produtos para a construção? Metaverso e 5G já estão no radar da empresa?

Eduardo Pires – A TOTVS está sempre atenta às necessidades de seus clientes. Por isso, mantém um investimento constante em inovação e desenvolvimento e aprimoramento das soluções que ofertamos. Conectamos toda a cadeia produtiva e automatizamos os processos-chave de ponta a ponta, independentemente do porte da empresa. Contamos com um time especializado no segmento de construção, e que está atento às necessidades e demandas operacionais do setor.

O 5G trará avanços imensuráveis para todos os setores da economia e com a Construção não será diferente, principalmente quando pensamos em IOT e dados inteligentes para tomada de decisões mais assertivas. Acreditamos que esse tipo de aplicação será gradual e a nossa tecnologia será base importante para colocar em prática essa tendência.

Jornal da Construção Civil – Como a TOTVS trabalha a Gestão de Qualidade dos serviços que ofertam para seus clientes, uma vez que, a visão sistêmica da TOTVS é traduzida de forma bem uniforme entre os colaboradores (vide o evento “Universo” TOTVS realizado de 13 a 15 de junho de 22) será isso, o resultado desta consolidação da organização no mercado que atua?

Eduardo Pires – A TOTVS endereça diversas ações que garantem a qualidade do que desenvolvemos, independente do time que está à frente do projeto. A começar pela nossa cultura, que possui um pilar que reforça que “o sucesso do cliente é o nosso sucesso”. Tendo isso em mente, nada é desenvolvido sem um protótipo bem desenhado, um cliente piloto disposto a testar a solução antes mesmo do lançamento oficial. São de fato muitos aspectos. Os TOTVERS enxergam dia após dia o quanto transformamos a realidade de muitas empresas, essa energia foi sentida no Universo TOTVS 2022, momento em que muitos clientes e colaboradores da TOTVS estavam reunidos.

Jornal da Construção Civil – Na construção, como o setor tem recebido as soluções da TOTVS? Quais as linhas de produtos que a TOTVS oferta para o ramo da construção? Quais as principais soluções TOTVS que estão contribuindo com o desenvolvimento do setor da construção no Brasil? O que elas podem fazer de inovador numa obra residencial ou uma rodovia?

Eduardo Pires – A TOTVS está sempre atenta às necessidades e tendências do mercado. Todos esses diferenciais que oferecemos estão alinhados ao que nossos clientes esperam e precisam para aprimorar suas operações. Os detalhes de cada produto voltado para empresas do segmento de construção podem ser conferidos no Portal de Produtos da TOTVS.

Jornal da Construção Civil – No Prêmio TOTVS “Brasil Que Faz”, uma empresa do Nordeste foi a grande vencedora da categoria construção. Para a TOTVS, levar soluções tecnológicas para este Brasil imenso, é prioridade? Aproveitando, na América Latina, as soluções TOTVS para construção estão tendo mais demanda em qual país?

Eduardo Pires – O prêmio traduz aquilo que a empresa acredita: no Brasil que FAZ. Nossos mais de 65 mil clientes estão espalhados de norte a sul do país. A TOTVS nasceu no Brasil e é hoje a maior empresa de tecnologia do país. Faz parte do nosso papel apoiar o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores usando nossa tecnologia. A qualidade dos projetos inscritos nos deixou muito feliz. Ver que nossos clientes priorizam a inovação é muito gratificante e confirma que nossa tecnologia tem levado a produtividade de nossos clientes a outro patamar. Aproveito o espaço para parabenizar a Idibra Participações, que foi a grande campeã no segmento de Construção. Na América Latina, as soluções de Construção e Projetos têm grande penetração no México, Argentina e Colômbia.

Jornal da Construção Civil – Deixe uma mensagem da TOTVS para o setor da construção?

Eduardo Pires – O segmento de Construção tem se remodelado nos últimos tempos, seja para se adaptar às volatilidades econômicas ou para atender demandas sociais e ecológicas na hora de construir. Nesse sentido, as inovações tecnológicas também têm caminhado para fornecer a estrutura necessária para aumentar a produtividade e de fato incrementar o desenvolvimento do setor. As soluções disponíveis para o setor são vastas, mostrando uma confiança dos fornecedores de tecnologia em investir e ampliar a entrada nesse segmento. O cenário é otimista para aqueles que perceberam ou estão começando a se movimentar para essa direção.

O setor de construção civil, assim como boa parte do mercado nacional, tem boas perspectivas nesse momento de retomada que se iniciou em 2021 e ampliou-se em 2022. De acordo com a Sinduscon-SP, o setor gerou quase 120 mil vagas de emprego nos primeiro quatro meses de 2022. No acumulado de 12 meses (de abril/21 a abril/22), foram 228 mil novos postos, aumento de 10% em relação ao período anterior. Isso mostra que mesmo em um ano de instabilidade – como sempre são anos eleitorais – há espaço para desenvolvimento do setor, principalmente na gestão e na aplicação de tecnologias na operação. Sempre que há momentos de desafio como o que vivemos desde 2020, a tecnologia se mostra a maior aliada das empresas e capaz de fomentar oportunidades no mercado.

Os resultados da construção civil são, até o momento, um dos menos impactados pela crise econômica causada pela pandemia do coronavírus. Apesar da escassez de matéria-prima, que afetou o andamento de muitas obras ao longo do período, de acordo com o estudo Construção Civil: desempenho 2021 e cenário para 2022, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o segmento deve crescer 7,6% em 2021. Entretanto, 2022 pode ser um ano de maior estagnação do setor.

Quando olhamos para o cenário geral da construção civil, percebemos que as construtoras, incorporadoras e imobiliárias terão que fazer uma gestão com excelência para que os resultados do negócio não caiam. E é nesse ponto que reforço uma tendência para o setor: o uso da tecnologia. Além dos significativos avanços quando falamos de equipamentos para execução da obra, como máquinas automatizadas que aumentam a produtividade, temos ainda as ferramentas tecnológicas para uma gestão mais eficiente.

Essas soluções permitem o acompanhamento detalhado de itens como: controle de custos, alocação de recursos e profissionais, visão do planejamento em comparação com o que está sendo executado, gestão de documentos, despesas e rentabilidade, por exemplo. Quando falamos de incorporação, a tecnologia pode auxiliar ainda na análise de viabilidade de um empreendimento, gestão de recebíveis e toda a retaguarda da operação.

Hoje em dia, as construtoras, incorporadoras e imobiliárias podem contar com ERP especializados e desenvolvidos para suprir as necessidades das empresas do ramo, entre outros sistemas de gestão. Para se manter firme e com resultados positivos, elas terão que oferecer o que possuem de melhor, desde a qualidade da obra e dos empreendimentos entregues, passando pelo atendimento e experiência do cliente, até a gestão de obras e de backoffice.

Esperamos que o setor siga evoluindo e que a TOTVS possa sempre ser o parceiro ideal para apoiar a transformação digital de toda e qualquer empresa que pretende se manter competitiva no mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *