Confiança da Construção acelera em agosto

Mercado 

Agosto, 2016 – O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 1,8 ponto em agosto, alcançando 72,5 pontos – o maior nível desde julho de 2015. Após a segunda alta consecutiva, o índice acumula ganho de 5,9 pontos desde o mínimo histórico de fevereiro. Embora o índice continue muito mais próximo do registro mínimo que da média histórica e mostre uma evolução em 2016 menos favorável que a de outros segmentos produtivos acompanhados pelo FGV/IBRE, a tendência de redução do pessimismo já parece evidente.

“O empresário da construção começou a sinalizar que não está apenas com expectativas menos negativas. A percepção dominante é de que a atividade lentamente começa uma retomada, o que já está se refletindo no indicador de mão de obra prevista. Nos últimos três meses, os empresários passaram a apontar maior intenção de contratar”, observou Ana Maria Castelo, Coordenadora de Projetos da Construção da FGV/IBRE.

O Índice da Situação Atual (ISA-CST) subiu 1,5 ponto em agosto, alcançando 64,2 pontos, o maior desde janeiro passado. Por outro lado, o fato de o índice permanecer entre os 10% mais baixos entre as 74 observações desde julho de 2010, ilustra como o nível de satisfação com o ambiente de negócios presente continua muito baixo neste início de segundo semestre. A principal contribuição à alta veio do indicador que capta a percepção da empresa em relação à situação atual da carteira de contratos, que registrou alta de  1,7 ponto em relação ao mês anterior, atingindo 63,3 pontos.

O Índice de Expectativas (IE-CST) alcançou 81,4 pontos, ficando 2,1 pontos acima de julho. Dentre os quesitos que integram o índice-síntese, a expectativa com a demanda dos negócios para os próximos três meses foi o que mais contribuiu para alta no mês, com variação de 4,0 pontos, atingindo 81,2 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) do setor ficou em 64,5% em agosto, 0,1 ponto percentual acima do resultado de julho, sinalizando certa estabilização do nível de atividade entre os dois meses.

 

SEGMENTO EM DESTAQUE: PREPARAÇÃO DO TERRENO

O segmento de Preparação do Terreno pode ser  considerado um indicador antecedente do setor da construção por representar uma atividade que costuma registrar aceleração no início efetivo de obras previamente contratadas. Por isso, a evolução mais favorável deste segmento em relação à média do setor da Construção nos últimos meses, pode ser considerada uma boa notícia. Em julho e agosto, o ICST das empresas de Preparação do Terreno subiu 6,3 e 5,6 pontos, respectivamente.

Na comparação interanual, o ICST da atividade já supera o resultado do ano passado em 9,5 pontos. “As expectativas dos empresários dessa atividade começaram a melhorar em março, mas somente nos dois últimos meses, houve também a melhora na percepção sobre a situação corrente dos negócios. Sem dúvida, essa é uma importante sinalização de que o pior para a construção pode já ter ficado para trás.”, conclui Ana Castelo.

Fonte: Assessoria de Imprensa FGV/ IBRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *