Com academia cara, trabalhadores ganham espaço para treinar em canteiro de obras

O esforço físico faz parte da rotina do servente Igor Henrique Farias, de 33 anos, que trabalha todos os dias na construção civil. Morador do setor Parque Real, em Aparecida de Goiânia, ele acordava bem cedo, seguia para o trabalho, no setor Marista, e ainda finalizava o dia numa academia. Dois meses depois, com a rotina puxada e o valor da mensalidade alto, ele acabou deixando a atividade física. “Além disso, a academia era longe da minha casa e eu chegava tarde por causa do trabalho. Isso fez com que eu desistisse de seguir fazendo as atividades físicas”, explicou.

A realidade de Igor é a mesma de vários operários e, pensando nisso, a Consciente Construtora e Incorporadora passou a adotar uma academia de ginástica dentro do canteiro de obras do World Trade Center (WTC) Goiânia para ajudar os colaboradores. Quando ficou sabendo da novidade, Igor não titubeou e se matriculou. Ele faz parte de um grupo de 50 trabalhadores da construção civil que já manifestou interesse pela academia.

Momento da inauguração da academia
Foto: Sílvio Simões

“Agora, já posso sair do serviço e ir direto para a academia. Acredito que isso vai dar mais ânimo e disposição para encarar a rotina. Quero ir todos os dias, ainda mais sendo gratuito. Eu encontrei a academia mais barata por R$ 80 mensal e acaba sendo um custo a menos”, detalha Igor Henrique.

A entrega do espaço aconteceu na última segunda-feira (31) e foi resultado da parceria entre a Consciente e o Sesi. Segundo o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da construtora, Felipe Inácio Alvarenga, os trabalhadores poderão desempenhar as atividades de segunda a quinta-feira, das 17h às 19 horas, sob a supervisão de um profissional de educação física. “A ideia iniciou quando um dos colaboradores improvisou um peso com material da obra e percebemos que muitos não tinham condições de pagar ou tempo para frequentar esse espaço. Então, resolvemos fazer essa ação e os trabalhadores terão 41 aparelhos à disposição”, destaca Felipe.

Academia em canteiro de obras da Consciente
Foto: Sílvio Simões

O coordenador de esporte e lazer do Sesi Clube Antônio Ferreira Pacheco, André Mendes, destaca que do total de colaboradores que já demonstraram interesse em participar do programa, 35 já passaram por avaliação médica antes de iniciar as atividades físicas. Ele ainda destaca que, mesmo os trabalhadores fazendo atividades em função de suas atribuições no canteiro de obras, os exercícios físicos desempenhados com o auxílio de profissionais são essenciais para evitar lesões.

“Eles vão fazer um plano de exercícios sistematizados, levando em consideração o que eles precisam e o diagnóstico do professor. O trabalhador, por exemplo, pode estar com escoliose ou com um membro mais fraco que o outro. Então, é um trabalho diferente da atividade física”, destaca André. “Dessa forma, evita lesões, fortalece os músculos, melhora o condicionamento cardiorrespiratório e evita doenças como diabetes”, completa.

Iniciativa premiada

A instalação de academia em obras não é novidade para a Consciente Construtora e Incorporadora. Desde 2012, a empresa possui o projeto Academia na Obra, com o objetivo de proporcionar aos trabalhadores um espaço gratuito para as práticas de exercícios físicos, garantindo mais saúde, bem-estar e qualidade de vida para quem atua nas obras da construtora. Em 2016, a iniciativa foi premiada durante o 11º Prêmio Top Imobiliário pelo Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (Secovi Goiás).

Após o projeto ficar suspenso por quase cinco anos, a iniciativa será retomada com um espaço preparado na obra do WTC Goiânia. Entre os equipamentos que estarão disponíveis aos trabalhadores estão esteiras, leg press, cadeiras extensoras, polias, extensores e halteres.

O carpinteiro Janderson da Silva será outro trabalhador que poderá usufruir da instalação nas obras do WTC Goiânia. Mesmo com o esforço envolvido em sua profissão e jogando futebol com os amigos, ele não abre mão de participar do projeto da Academia na Obra. “A saúde sempre vem em primeiro lugar. Será a minha primeira vez fazendo musculação e isso vai me ajudar a melhorar o desempenho no trabalho e ter mais força física porque sinto as pernas ficarem mais doloridas no final do dia. Com o exercício físico, vou fortalecer”, afirma o carpinteiro.

Segundo o gerente de segurança do trabalho, Bruno Gondim, a preocupação social da Consciente é fundamental para proporcionar mais qualidade de vida para os trabalhadores. “O projeto também não teria sentido sem o cuidado e o interesse deles. Mesmo depois de um dia de trabalho, eles procuram bem-estar por meio de atividades físicas”, destaca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *