Chuvas fortes castigam Duque de Caxias e Magé no Natal

Dezembro, 2020 – Festas de Natal para muitos moradores da Baixada Fluminense não está sendo fácil. Chuvas fortes nas cidades de. Duque de Caxias e Magé são as que mais sofrem. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro e o prefeito de Duque de Caxias,  Washington Reis  visitaram alguns locais, Santo Antônio da Serra, Carreteiro, Barreiro, Vila Canaan e Jardim Olímpio.

– Vamos providenciar 150 cartões Recomeçar. Os valores variam de R$ 2 a R$ 5 mil para que essas famílias possam comprar os itens que foram destruídos em virtude das fortes chuvas. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social vai trabalhar junto com a Prefeitura de Caxias para cadastrar as famílias o mais rápido possível. Fizemos questão de vir hoje, um dia sensível e véspera de Natal e, mais cedo, o Estado já enviou kits de limpeza e alimentação para as vítimas – disse Cláudio Castro. 

Governador do Rio, Claudio Castro(esq) e o Prefeito Washington Reis.. Foto: ASCOM/Governo do Estado do Rio

O Prefeito de Duque de Caxias ressaltou o trabalho que está sendo feito pela Prefeitura e agradeceu o apoio do Governador. “Aqui, aconteceu um desastre natural, uma chuva que nunca se viu, mas nós estamos trabalhando duro, desde terça, para reconstruir tudo e possibilitar que essas famílias tenham um natal seguro. Agradeço muito por todo o apoio que eu tenho recebido do Governo do Estado e do Governo Federal, pelo governador Cláudio Castro e pelo nosso presidente da República, Jair Bolsonaro. Em nome do povo da nossa cidade, agradeço muito”, declarou Washington Reis.

No município vizinho de Magé, a Prefeitura segue em estágio de alerta. Após as fortes chuvas da última terça-feira (22), no qual foi registrado um índice pluviométrico de 255 milímetros, considerado de alto risco, a Defesa Civil está atuando na cidade e alerta para a possibilidade de ocorrências.

“Precisamos acionar as sirenes de nosso município. Foram acionadas as sirenes de Vila Carvalho, Buraco da Onça, Beco do Saci no 6º distrito. No 2º, Morro dos Cabritos e Morro do Sertãozinho”, contou o secretário de Defesa Civil Miro Amorim.

O 6º distrito foi o mais atingido pelas chuvas. Pela manhã, equipes da Secretaria de Infraestrutura realizaram o trabalho de limpeza e desobstrução das ruas. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos está dando todo suporte aos cidadãos que necessitam e conta com o telefone (21) 2633-1280 para as famílias que perderam tudo.

De acordo com o INMET publicado hoje, 25/12/2020, chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas podem acontecer no estado do Rio de Janeiro. Em todo caso, o alerta continua.

Fonte: Prefeitura de Magé /Prefeitura de Duque de Caxias /Governo do Estado do Rio de Janeiro /INMET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *