Artigo: Tecnologia é o caminho dos sucesso para marmoristas

Julho, 2022 – Em um cenário tão digital, falar do uso de panfletos e do famoso “boca a boca” parece algo que ficou para trás, mas diferentemente do que se imagina, há empresas que utilizam essas estratégias para vender produtos e soluções e ainda não migraram totalmente para o ambiente digital. Um exemplo é o setor de marmoraria, onde há profissionais que ainda trabalham com canais antigos.

De acordo com pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada este ano, sete em cada dez empresas no Brasil utilizam ferramentas digitais. Entre as companhias ouvidas, um dos principais benefícios disso é o aumento da produtividade (72%). Por este motivo que a tecnologia deve ser usada no dia a dia, uma vez que proporciona vantagens significativas para os negócios e para os clientes.

Gustavo Belizário, CEO da Nanoprice.

Assim, marmoristas não podem ficar para trás neste cenário e devem entender mais sobre o universo digital e buscar por sistemas que facilitam as tarefas diárias. Apesar de ainda existirem menos tecnologias para marmorarias em comparação com outras áreas da construção, já há inovações eficazes sendo usadas pelos profissionais do setor.

Dentre elas, o uso de softwares que ajudam a fazer orçamentos mais precisos e rápidos para atender a alta demanda do mercado e evitar que os futuros clientes possam migrar para concorrentes, ferramentas de controle de produção para evitar desperdício, ajudando a reduzir custos e otimizando processos, e ainda inovações que produzem relatórios para melhorar a tomada de decisão e o gerenciamento de todas as áreas das marmorarias.

Além disso, destaco o uso de plataformas digitais capazes de conectar aqueles que estão em busca do trabalho de marmorarias com os profissionais da área, tornando mais acessível esse tipo de serviço e mais rápido a sua contratação, beneficiando assim ambos os lados.

Outro ponto importante a ser citado quando se trata da aplicabilidade da tecnologia nessa área, é com relação maior aproximação com os clientes e a transparência nos processos, uma vez que conseguem acompanhar o passo a passo e o status da sua obra, melhorando assim, a experiência e contribuindo para a fidelização.

Por fim, concluo que marmoristas já possuem em mãos ferramentas valiosas que trazem vantagens competitivas para os negócios, mas é preciso que deixem as práticas arcaicas de lado e estejam abertos às novas possibilidades. Aqueles que não se modernizarem, perderão mercado e por isso, é preciso ficar de olho nas novidades que estão surgindo.

*Gustavo Belizário é CEO da Nanoprice, primeira marmoraria online do Brasil, fundada com a intenção de conectar arquitetos, construtores, decoradores e consumidores finais com marmorarias. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *