Serralheria x Marcenaria – qual é a diferença?

Junho, 2021 – Tendência em projetos de decoração e arquitetura de interiores, a marcenaria e a serralheria têm andado juntas se complementando, trazendo sofisticação e dando um toque industrial e, ao mesmo tempo, moderno aos ambientes. De acordo com a arquiteta Karina Alonso, diretora comercial e sócia da SCA Jardim Europa, a junção dos dois elementos, únicos e marcantes, vem encantando cada vez mais especificadores e clientes, justamente pelo fato de oferecer diversas possibilidades na composição do mobiliário dos ambientes.

Trabalhadas em conjunto, essas alternativas permitem criar móveis com linhas retas, formas curvas ou até desenhadas, dando origem a um ambiente minimalista ou clássico, de acordo com o desejo dos moradores“, explica Karina.

Para conhecer melhor sobre como unir os principais materiais tanto da serralheria como da marcenaria, acompanhe as dicas a seguir.

Marcenaria e serralheria integradas

Neste projeto assinado pela arquiteta Patricia Mello, a serralheria presente nos nichos fixados no forro e na cristaleira complementa o mobiliário planejado da área gourmet.| Foto: Luis Gomes

Tanto a madeira como a serralheria compõem peças fixas em um mobiliário, mas recebem diferentes materiais. No caso da serralheria, que é feita, em geral, de alumínio com pintura especial, oferece alta resistência em sua aplicação. Ela pode ser usada para complementar ambientes, como nichos e outros tipos de estruturas, deixando bases maiores para a marcenaria. “É possível encontrarmos ambientes realizados apenas com a marcenaria, mas não ambientes apenas de serralheria, pois ela precisa estar sempre envolvida com a madeira ou vidro“, completa Karina Alonso, da SCA Jardim Europa. Na marcenaria ou mobiliário planejado, a madeira usada pode ser o MDP ou o MDF. O termo MDF (Medium Density Fiberboard) significa placa de fibra de média densidade. Esse material é resultado da mistura da fibra da madeira com resinas sintéticas. Já o termo MDP (Medium Density Particleboard) trata-se de um painel de partículas de baixa densidade. É um painel formado por três camadas de partículas de madeira, uma grossa no miolo e duas finas na superfície. O MDF é comercializado de duas formas: ao natural e com revestimentos. É comum encontrar no mercado móveis de MDF de diversas cores. Nesse caso, o painel de madeira foi revestido com BP, um material tratado com tecnologias específicas para dar mais resistência ao objeto.

Onde Usar?

Atualmente a mescla dos dois materiais é bem-vinda em todos os ambientes, desde a estante da sala, até a prateleira do quarto ou o nicho preso ao teto da cozinha.

No projeto do arquiteto Gustavo Motta, a mesa da cozinha gourmet tem estrutura de alumínio, revelando uma leveza ímpar, e o restante do mobiliário tem base de madeira com acabamentos laminados e em vidro | Foto: Luis Gomes

Uma das vantagens da serralheria é que ela pode ser combinada com facilidade com a marcenaria por conta da sua diversidade de cores, estilos e tons. Bem projetado, entra em qualquer ambiente, desde móveis a itens menores de decoração“, conta Karina. “Um dos diferenciais da SCA é fabricar tanto o alumínio como a madeira exatamente na mesma cor, dando forma a projetos monocromáticos e modernos“, completa a arquiteta e diretora da SCA Jardim Europa, em São Paulo

Mão de obra

Embora haja a necessidade do uso de máquinas de corte, laser, entre outros, o mobiliário planejado é considerado um trabalho artesanal de madeira, em que o cliente pode procurar para a criação de itens como armários, closets, entre outros itens. A serralheira, que antes era quase que exclusivo do serralheiro e, agora, também é oferecido pela indústria, a exemplo da SCA, as estruturas de nichos, prateleiras e outros itens também mistura o trabalho feito a mão com o uso de máquinas e cortes especiais.

Sempre aconselhamos que no início de uma obra, o cliente contrate um arquiteto ou designer de interiores para a concepção do espaço e, consequentemente, do mobiliário. Além dele auxiliar com o projeto completo, pode sugerir alternativas que misturem as melhores características e desempenho tanto da madeira como da serralheria“, finaliza a profissional.

Fonte: SCAJardimEuropa 

Site: www.scajdeuropa.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *