Prefeitura de Macaé faz controle de qualidade da água distribuída à população da serra

Junho, 2021 – A qualidade da água distribuída pela Prefeitura de Macaé aos consumidores da região serrana do município passa por controle, vigilância e análises físico-químicas e microbiológicas no Laboratório de Controle de Qualidade da Água da Secretaria Municipal Adjunta de Saneamento (Semasa). Os técnicos fazem as coletas da água no sistema de captação e tratamento nas localidades e os exames seguem as diretrizes do Ministério da Saúde. Por mês são analisadas 300 amostras no laboratório.

O abastecimento de água na serra é uma das prioridades da gestão do prefeito Welberth Rezende que está investindo na ampliação da oferta de água tratada para a população da serra macaense. Engenheiro químico da Semasa, Carlos Renato Mariano explicou que o monitoramento é necessário de forma a assegurar que a população esteja recebendo água tratada com qualidade sem riscos à saúde humana. Os ensaios laboratoriais são realizados por técnicos capacitados para atuarem no controle de qualidade da água fornecida.

O laboratório da Semasa segue a Portaria de Consolidação nº 5 (PRC-5), do Ministério da Saúde que, no Anexo XX, define os procedimentos para o controle e a vigilância da qualidade da água para consumo humano, proveniente de sistema de abastecimento e distribuída coletivamente, como é o caso do serviço realizado na região serrana pela Secretaria de Saneamento. As disposições da PRC-5 se aplicam ao padrão de potabilidade.

Além disso, as equipes de Saneamento também fazem a limpeza nos tanques de armazenamento de água para retirada de areia e sujeira provenientes das chuvas. “O saneamento é serviço essencial e, portanto, as equipes não param de trabalhar mesmo na pandemia do coronavírus (Covid-19), porém, seguindo todos os protocolos recomendados pelos órgãos da saúde”, destacou o secretário de Saneamento, Ricardo Moreira.

Água para consumo humano é a água potável destinada à ingestão, preparação e produção de alimentos e à higiene pessoal. O laboratório funciona na sede da secretaria, à Rua Porto Velho, 1000, Bairro Novo Horizonte.

Fonte: Prefeitura de Macaé

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *