Horta Comunitária implantada pelo Instituto Melhores Dias e AllCare auxilia alimentação de comunidade

Junho, 2021 – Para concretização do projeto da Horta, a parceria contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, que autorizou a utilização de um terreno que não estava sendo utilizada ao lado da EMEB Paulo Morando. A área total do espaço cedido é de 590m2, com boa parte em declive. Apenas 270 m2 são planos e foi nessa área que a horta foi montada. Quem explica a escolha do local é a presidente do Instituto Melhores Dias, Joyce Capelli: “Esta é uma comunidade muito emblemática, que conhecemos a partir de outros projetos anteriormente desenvolvidos na escola. Tanto professores, como pais de alunos já tinham manifestado o desejo de ter uma horta comunitária”.

Segundo Joyce, o apoio da AllCare foi determinante para a concretização do projeto. “Mais do que a viabilização financeira, ficamos impressionados com o envolvimento das pessoas da AllCare, que têm visitado o local com frequência e desenvolvido ações que vão muito além do esperado”, conta Joyce.

Divulgação

Inaugurada em dezembro de 2020, com a capacitação da comunidade feita por Júlio Müller, um geógrafo especializado em Permacultura (planejamento de ambientes humanos sustentáveis por meio de práticas agrícolas e sociais), do Instituto Melhores Dias, com orientações e acompanhamento que vão desde a organização dos canteiros (6 retangulares grandes e 7 circulares pequenos), até o plantio das sementes e mudas e manejo das mais de 30 espécies de frutas, hortaliças, legumes e temperos. “Essa capacitação é fundamental para que a comunidade possa, com suas próprias capacidades, manter a horta e torná-la sustentável”, pontua Joyce.

A expansão, já em andamento prevê a duplicação da produção, já que a horta ampliará de 13 para 26 canteiros e acrescentará mais itens ao cardápio. Além disso, já foi adquirida uma cisterna para captação da água da chuva e um espaço fechado para guarda de ferramentas, insumos e materiais

Ações adicionais como a produção e distribuição de 100 camisetas do projeto para os moradores e a pintura do muro da escola por Denis Pinho, artista visual local, têm sido também promovidas pela AllCare“É gratificante podermos fazer a diferença no mundo e ajudar a derrubar os muros da desigualdade social. Estamos orgulhosos e não vamos medir esforços para levar cada vez mais qualidade de vida às pessoas”, diz Farias.

“Estamos muito entusiasmados com esse projeto e por encontrar, na AllCare, uma empresa que realmente cumpre o seu papel social, uma parceira que se envolve, participa e acredita na transformação”, conclui Joyce

Visite os sites: www.allcare.com.br  \  www.melhoresdias.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *