Finalmente em casa: a inauguração do Design District dá às indústrias criativas de Londres seu primeiro centro permanente

Londres, setembro, 2021 – O desenvolvimento urbano mais ambicioso da história das indústrias criativas de Londres está agora a poucos dias de sua inauguração oficial.

Em uma série de eventos a partir de 15 de setembro, Design District dará as boas-vindas formalmente ao público em seu local na Península de Greenwich e apresentará a eles sua arquitetura extraordinária, espaços públicos inspiradores e comunidade criativa recém-chegada.

Um lar permanente para as indústrias criativas, o Design District é composto por 16 edifícios por oito arquitetos pioneiros, a um minuto da estação de metrô North Greenwich. Com estúdios, andares ou edifícios inteiros disponíveis a partir de £ 5 por sqft nos primeiros 12 meses, o distrito oferece espaços acessíveis, instalações abrangentes e locações flexíveis – tudo que os londrinos criativos precisam para reconstruir seus negócios depois de Covid.

O Design District é um lar permanente para as indústrias criativas – 16 edifícios de oito arquitetos pioneiros, a um minuto da estação de metrô North Greenwich. Divulgação

Acontecendo em conjunto com o London Design Festival e a London Fashion Week, a abertura do Design District será marcada com uma celebração especial na noite de lançamento no dia 15 a partir das 19h, com música e apresentações, e por Design District Creates – um amplo programa de palestras perspicazes sobre design, tours de arquitetura nos bastidores e exposições reveladoras que acontecem ao longo do mês.

Um novo ecossistema criativo para Londres

Composto por uma mistura deliberadamente eclética de 16 edifícios de oito arquitetos líderes mundiais, o Design District foi inicialmente concebido pela Knight Dragon para fornecer uma residência permanente e projetada para as indústrias criativas de Londres. À medida que o impacto econômico do coronavírus atingiu o setor criativo de maneira especialmente forte, o papel do distrito se expandiu – não apenas se destina a ser um centro para o setor, mas também visa facilitar sua recuperação econômica, fornecendo espaço de trabalho acessível e flexível para indivíduos e empresas e dando a eles espaço para respirar para reconstruir e crescer. Por exemplo, este ano, durante os primeiros 12 meses de arrendamento, todas as empresas que fixaram residência em um dos 16 edifícios do distrito estão pagando apenas £ 5 por metro quadrado pelo seu espaço de trabalho.

A visão fundadora do Design District é a de um ecossistema simbiótico de empresas e indivíduos da indústria criativa – um centro artístico, tecnológico e cultural, onde profissionais criativos de todas as disciplinas podem compartilhar ideias, fazer novas conexões e se inspirar. Central para isso é a capacidade do distrito de apoiar negócios criativos em todos os estágios de crescimento e nutrir profissionais criativos em todos os pontos de suas carreiras.

Helen Arvanitakis, diretora do Design District, está disponível para entrevistas e comentários. Divulgação

O novo Instituto de Criatividade e Tecnologia da Ravensbourne University oferece educação vocacional prática nas indústrias criativas. O Bureau do Clube de Membros oferece espaços de trabalho acessíveis e flexíveis e suporte de negócios para freelancers e pequenos estúdios; então, conforme as empresas crescem, há escritórios, grandes estúdios ou mesmo edifícios inteiros disponíveis para acomodá-los. As empresas encontrarão tudo – e todos – de que precisam em sua porta: as pequenas empresas podem recorrer à gráfica no andar de baixo; novas marcas de produtos estarão a apenas um ou dois edifícios de um estilista para suas fotos ou de um desenvolvedor para seu site.

Quer estejam fazendo obras de arte, projetando UX, desenvolvendo novos produtos radicais ou contribuindo de alguma outra forma para a rica paisagem criativa do Reino Unido, as empresas do Design District se encontrarão no centro de uma comunidade diversificada, solidária e com visão de futuro que abrangerá 1.800 pessoas quando o distrito está totalmente ocupado.  

Agora, quando a contagem regressiva para o lançamento começa e a primeira leva de inquilinos é confirmada, a visão do Design District de uma comunidade interdependente e de apoio mútuo na qual todos podem prosperar está se tornando realidade.

Os primeiros inquilinos 

Os novos inquilinos ocuparão espaços permanentes nos 16 edifícios do Design District – cada um projetado por um dos oito arquitetos líderes mundiais. Essa primeira leva de residentes estabelece as bases para o rico ecossistema criativo que o empreendimento foi concebido para nutrir.

1.QUEERCIRCLE

O LGBTQ + liderou trabalhos sem fins lucrativos na intersecção das artes e da ação social, com o objetivo de fortalecer os laços entre cultura, saúde e bem-estar. Em setembro, a organização abrirá seu primeiro espaço dedicado a artistas LGBTQ + em [BUILDING NUMBER], projetado por David Kohn Architects.

A Queercircle se mudará para o prédio do David Kohn Architects após o lançamento do Design District em setembro. Divulgação

Composto por uma galeria central, biblioteca e estúdios de projeto, o espaço do andar térreo será o local para o programa anual do QUEERCIRCLE de exibições físicas e digitais, residências e eventos de aprendizagem e participação.

Numa altura em que os estúdios de artistas se perdem a um ritmo alarmante e com 50% dos espaços LGBTQ + encerrados nos últimos 10 anos, havia uma necessidade clara e urgente de um espaço permanente antes mesmo do impacto do Covid-19. Entre as exposições, QUEERCIRCLE planeja compartilhar seu espaço – gratuitamente – com outras organizações LGBTQ +, apoiando diversas programações e facilitando iniciativas que fortaleçam a comunidade.

  1. ConceptKicks

Criado pelo ex-atleta Daniel Bailey, ConceptKicks é um projeto e publicação de pesquisa de design de calçados que impulsiona e monitora a inovação na indústria de tênis. Além de uma plataforma para celebrar os designers e ideias que impulsionam os avanços em calçados, a ConceptKicks consulta e colabora com as principais marcas e designers para desenvolver produtos e conceitos que mudam a narrativa.

A ConceptKicks usará seu estúdio no Design District como seu principal espaço criativo para desenvolver novos conceitos de design de calçados, além de dar as boas-vindas a outros criativos do setor para fazer networking e compartilhar suas histórias. A quadra de basquete pública na cobertura (no prédio C1 da Architecture 00) oferecerá ao estúdio o espaço perfeito para o teste do produto.

  1. Clod Ensemble
Ashley Joiner, fundadora da Queercircle, fotografada no Design District por Taran Wilkhu. Divulgação

A companhia de performance Clod Ensemble passou os últimos 25 anos criando projetos de dança e participação provocantes e originais baseados na música e no movimento. Para além das suas próprias produções internacionais de grande originalidade, desenvolvidas em colaboração com bailarinos, actores, músicos, médicos, arquitectos e outros, a empresa mantém um programa de iniciativas educacionais e projetos de participação em escolas, instituições de ensino superior e NHS Trusts.

Agora, ao se mudar para um novo espaço de estúdio no [BUILDING] Design District, a empresa está entrando em um novo capítulo e deve se beneficiar por estar imersa na comunidade criativa do distrito e pela possibilidade de novas ideias ousadas e colaborações inovadoras que venha com isso.

  1. Ravensbourne University

Conhecida por sua impressionante taxa de empregabilidade de graduados de 96,4%, Ravensbourne é uma das instituições mais importantes e influentes do Reino Unido no fornecimento de educação profissionalizante nas indústrias criativas. Com sede na Península de Greenwich desde 2010, a Universidade aproveitou a oportunidade oferecida pelo Design District para abrir um novo e dedicado Instituto de Criatividade e Tecnologia para servir como seu centro de educação de pós-graduação e uma plataforma de lançamento para carreiras criativas.

Ocupando a totalidade de um prédio de quatro andares da Barozzi Veiga, com interiores da Brinkworth, o novo Instituto vai abrigar a GradSchool, o departamento de pós-graduação da Universidade de Ravensbourne em rápida expansão, oferecendo inicialmente quatro novos cursos de mestrado: MA Design Communication and Technology; MA Design, Gestão e Inovação de Moda; Ilustração MA para Comunicação; e MDes Service Design, Social Innovation and Design Leadership. O prédio também conterá ResearchRave, um espaço dedicado para pesquisadores líderes do setor que trabalham na vanguarda da tecnologia criativa; uma agência de criação interna, CreativeLab; e a estufa de arranque Incubação +.

Daniel Bailey, fundador da ConceptKicks, vai se mudar para o prédio C1 da Architecture 00 no Design District em setembro. Divulgação

A inauguração do Instituto coloca os alunos e funcionários da Ravensbourne no centro do ecossistema do Design District. Os alunos terão um centro totalmente novo para exploração, experimentação e inovação no coração de uma comunidade criativa profissional, e as empresas ao redor do Instituto terão acesso a um fluxo interminável de talentos em ascensão.

“A arquitetura icônica do bairro cria um verdadeiro marco histórico para o Instituto, que por sua natureza atrairá outros empreendimentos criativos e ambiciosos com ideias semelhantes. O ambiente para pedestres, o espaço público interconectado e cuidadosamente criado e a proximidade com um estilo de vida e atrações mais amplas também dão uma sensação de cidade e uma sensação real de lugar onde nossos alunos e parceiros vão gostar de passar o tempo. ”– Paul Sternberg, diretor de estudos de pós-graduação, Ravensbourne  University London

  1. Love Welcomes

Lançado em 2017 em resposta à crise dos refugiados na Grécia, Love Welcomes é uma empresa social criativa que visa ajudar as mulheres refugiadas a construir um futuro melhor. Agora trabalhando na Grécia e fora dela, apoiando mulheres em campos de refugiados e aquelas que foram reassentadas, Love Welcomes oferece treinamento e emprego na criação de produtos como esteiras de boas-vindas e almofadas com coletes salva-vidas encontrados nas praias locais. Esses produtos estão disponíveis para compra no site da Love Welcomes, com os rendimentos indo para salários habitáveis dos artesãos que os fabricaram, bem como financiando o apoio a refugiados em questões legais e de saúde, suprimentos maternos e nutrição

A mudança do Love Welcome para um novo estúdio no Design District reflete o crescente alcance e impacto da organização, e abre novas possibilidades para novas ideias ousadas e colaborações inovadoras que emergirão da imersão na comunidade criativa do distrito.

  1. Brace Yourself

A marca musical independente Brace Yourself se orgulha de divulgar artistas fora do mainstream e cuida de uma das escalações mais invejáveis do setor, desde lendas que lotam estádios, como Manic Street Preachers, Mudhoney e Tricky, até novos talentos reveladores como Bodega, Skullcrusher e Newdad.

Sofia Osman, gerente de workshop da Love Welcomes, fotografada no Design District por Taran Wilkhu. Divulgação

Com sede em East London por seus primeiros oito anos, a empresa está agora dando o salto ao sul do rio e assumindo um estúdio em A3 (tornando-se, assim, vizinha de QUEERCIRCLE). Isso servirá como seu principal centro de comunicação, dando à sua equipe de seis pessoas a opção de um ambiente compartilhado dinâmico para trabalhar, além de trabalhar em casa. Além da unidade própria, a empresa planeja aproveitar os espaços sociais e de reuniões do Bureau para receber artistas visitantes e convidados.

 “Nós alimentamos a energia de outros criativos, então estou muito animado que o Brace Yourself estará no centro da rede do Design District. Estar baseado aqui nos dá a margem de crescimento de que o negócio precisa – bem como um lugar de onde podemos nos orgulhar de trazer nossos artistas. O futuro parece brilhante. ”– Ivano Maggiulli, fundador, Brace Yourself

  1. Bureau

Distribuído por dois edifícios do Design District (projetado por HNNA e Architecture 00), o Bureau é o novo clube de membros de Londres e espaço de trabalho para as indústrias criativas. Concebido como um lugar onde freelancers e empreendedores de todas as disciplinas criativas e estilos de vida podem trabalhar, trocar ideias e colaborar além das fronteiras disciplinares, o Bureau oferece uma variedade de espaços de trabalho, desde mesas em salas comuns e escrivaninhas fixas a tempo integral e parcial micro-estúdios para equipes de até 10 pessoas.

Ivano Maggiulli, fundador da Brace Yourself, fotografado no Bureau in Design District por Taran Wilkhu. Divulgação

Os interiores do Bureau, da Roz Barr Architects, foram projetados para atender a todos os tipos e estilos de trabalho criativo – desde aberto, colaborativo e enérgico até silencioso, calmo e concentrado – criando um ambiente no qual as ideias podem ser compartilhadas, conexões feitas e colaboração incentivada . Com associações a partir de apenas £ 80 pcm, o Bureau oferece espaços de trabalho de última geração diversos e flexíveis para uma das faixas de preço mais acessíveis em Londres, colocando seus membros no centro da diversificada comunidade criativa profissional do Design District. Com uma programação abrangente de networking e eventos, e um programa de suporte empresarial dedicado, o Bureau foi criado para ser o lugar perfeito para construir negócios e desenvolver carreiras. E, se uma empresa crescer além dos limites do Bureau,

“Queríamos criar um espaço onde pudéssemos nutrir e nutrir as indústrias criativas, um lugar onde freelancers criativos pudessem encontrar uma casa e encontrar colegas. Isso lhe dará todas as ferramentas e o espaço para crescer, de um único profissional a uma pequena equipe – e muito mais. ”– Helen Arvanitakis, diretora do Design District

Programa de palestras da indústria criativa e tours pela Open City

Bureau é um clube de membros para criativos. Esta é uma nova abordagem para o espaço de trabalho – priorizando não apenas espaço para pensar e fazer, mas recursos compartilhados, redes fortes e espaço para colaboração. Comunicado de imprensa dedicado disponível mediante solicitação. Divulgação

Depois de uma celebração especial na noite de lançamento em 15 de setembro, o Design District será aberto ao público durante todo o mês, com tours de arquitetura programados gratuitos liderados pela Open City e um programa de conversas revelador sobre design, moda, artesanato e inovação criativa com curadoria de Nick Compton e apresentando vozes importantes do setor. Os participantes incluem o ativista e estrategista do Google Suhair Khan; designer, urbanista e fundador da Sound Advice Joseph Henry; arquiteto de interiores (e designer do Bureau) Roz Barr; CEO do Instituto de Moda Digital, Leanne Elliott-Young; e Yosuke Ushigome de Takram.

Terça-feira, 21 de setembro

  • 14h: Grandes problemas, ideias maiores: a promessa do ativismo do design
  • 18h30: Sem costura: a moda pode se consertar?

Quarta-feira, 22 de setembro

  • 14h: Colaboração: Faça amigos e influencie pessoas
  • 18h30: Crie, codifique, imprima e cresça: ferramentas para a criação moderna

Quinta-feira 23 de setembro

  • 14h: Espaços criativos: melhores lugares para melhores práticas
  • 18h30: Tempo profundo: Design para agora e para a sétima geração

As inscrições para adesão ao Bureau estão abertas agora em https://bureau.club.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *