Casa segura para crianças: como planejar?

Quem tem criança em casa sabe que qualquer descuido pode ocasionar um acidente. Dessa forma, ao projetar a decoração da casa, pais e responsáveis devem se atentar a pontos fundamentais, como não deixar eletrodomésticos com acesso facilitado e na altura dos pequenos, assim como objetos cortantes e outros que materiais que possam quebrar com facilidade. Em tempos de quarentena, quando tantas atividades acontecem de forma simultânea e que os pequenos seguem em tempo integral em seus lares, os cuidados devem ser redobrados.

Maio, 2021 – Para a arquiteta Karina Korn, à frente do escritório Karina Korn Arquitetura, a arquitetura de interiores – seja uma edificação nova ou reforma –, demanda o emprego de materiais práticos para a execução da obra. Ela também não abre mão de pensar nos mínimos detalhes. “Nas portas, por exemplo, costumo especificar dobradiças de qualidade, pois assim conseguimos garantir que as portas fechem mais devagar, diminuindo o risco das crianças se machucarem”, detalha.

Um outro ponto importante para a arquiteta é que, antes de iniciar o projeto, as necessidades dos moradores em relação aos pequenos sejam conversadas para que não seja colocada em prática alguma mudança extrema.

Experiente como profissional de arquitetura e mãe de três filhos, Karina Korn relaciona pontos de observação para famílias com crianças em casa. Acompanhe:

Cozinhas: atenção constante

A cozinha é um dos espaços que mais demandam a preocupação dos pais e responsáveis. Fogões e fornos, itens indispensáveis à casa, apresentam grande potencial para acidentes, uma vez esquentam e as crianças podem ser queimar. Além disso, é preciso redobrar a cautela com objetos cortantes como facas, e deixá-los guardados em uma altura que os pequenos não alcancem. “Também aconselho que os móveis tenham quinas mais arredondadas e que armários e gavetas tenham a abertura dificultada”, explica Karina.

Além das dobradiças mencionadas por Karina Korn, a instalação de molas superiores pode ser uma boa opção para auxiliar esse fechamento mais lento. Com a pouca idade e experiência, em questão de segundos a criança pode prender um dedinho com a força do movimento da porta | Foto: divulgação

Além dessas recomendações que envolvem a organização da cozinha, algumas medidas contribuem para a conquista de um ambiente salutar. “Dar preferência para a cocção nas bocas detrás do fogão ou cooktops e virar os cabos da panela para o centro são costumes que precisamos incluir em nossas rotinas”, conta a arquiteta. Dada a proximidade da cozinha com a área de serviço, produtos de limpeza e sacos plásticos, comumente guardados em armários, precisam estar fora do acesso dos pequenos moradores. “Armários aéreos ou prateleiras são grandes artifícios que também otimizam o layout do ambiente. Nesses casos, ainda sugiro ter uma escadinha de três degraus devidamente camuflada e fora da visão dos filhos”, complementa.

Quarto para crianças

Na hora de planejar o dormitório, é fundamental se ater-se em questões cruciais. Deixar brinquedos na altura das crianças, por exemplo, é uma das formas de prevenir acidentes e também colabora para deixar o ambiente mais lúdico na hora de brincar. E no layout, deixar cama e móveis longe de janelas e cortinas é mandatório!

Uma outra dica da arquiteta diz respeito aos materiais empregados na decoração dos cômodos. Ela revela sua predileção por usar menos pintura e investir em revestimentos laminados melamínico de baixa ou alta pressão. “A pintura mancha e é mais difícil de limpar”, declara.

Pisos ideais

De acordo com a arquiteta Karina Korn, os pisos de porcelanato e vinílico são os mais adequados para o dia a dia com crianças, haja vista são mais fáceis de limpar, quando comparados com a madeira. “Entretanto, sou apaixonada pelo piso de madeira, que além de belíssimos, trazem o conforto para os pezinhos descalços mesmo nessa época de frio. Quando meus clientes optam comigo por essa opção, apenas precisam atentar-se aos cuidados na rotina diária”, discorre.

Nesta cozinha, os eletrodomésticos estão no alto. Facas e demais objetos cortantes não estão expostos | Foto: Eduardo Pozella

Mas além da manutenção, deve-se considerar os aspectos de saúde: os adeptos do carpete, por exemplo, convivem com a dificuldade da limpeza e o acúmulo de poeira, que pode desencadear processos alérgicos e respiratórios.

Rede de proteção em janelas e sacadas

Não tem como abrir exceção: é primordial que todas as janelas e varandas sejam acompanhadas por proteção. Em janelas mais tradicionais, as redes podem ser instaladas de forma que acompanhe o desenho. Já em vãos com venezianas, é possível incluí-la do lado de fora do imóvel, entre a estrutura e o vidro. “A forma correta da instalação de redes de proteção varia de acordo com o formato da janela, por isso sempre indico que o serviço seja feito por uma empresa especializada”, conta Karina.

No caso das sacadas também não é diferente: por mais que tenham vidros, a rede de proteção também contribui para manter a segurança dos pequenos nessas áreas mais abertas da casa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *