Arquitetos de relevância nacional e internacional debaterão a revitalização do Centro do Rio de Janeiro

Março, 2021 – De 23 a 26 de março, a partir das 10h, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Estácio campus Praça XI e o Observatório da Cidade (Escritório Modelo de Projetos Urbanos da instituição) vão promover um ciclo de palestras para debater soluções para revitalizar o Centro do Rio de Janeiro, contando com a Prefeitura do Rio, que desenvolve o Programa Reviver Centro. O evento será gratuito e transmitido, nacionalmente, por meio do link https://www.youtube.com/user/Estacio .   

Os professores Rodrigo Azevedo – responsável pelo Observatório da Cidade – e Paula Vilela são os organizadores deste encontro e convidaram importantes profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo, como Washington Fajardo, Leonardo Mesentier, Nabil Bonduki, Fernando de Mello Franco, Rafael Saraiva, Hercília Borges, Rodrigo Louro, Luiz Santos, Marta Moreira e Aldo Urbinati, para apresentarem seus planos e projetos e debaterem ideias para a recuperação do Centro do Rio. 

Segundo Rodrigo Azevedo, o Ciclo de Palestras, organizado semestralmente no campus Praça XI, cumpre com sua função acadêmica em promover a troca de experiências e saberes sobre temas contemporâneos e urgentes para a profissão e para as cidades. “O centro do Rio de Janeiro foi a única região da cidade que “morreu” com a pandemia, nenhum outro bairro da cidade aconteceu algo similar. É preciso entender por que isso aconteceu e quais as saídas para essa tragédia. Vamos debater como o planejamento urbano é decisivo na retomada do Centro e também na ativação de sua economia, redução da desigualdade social, geração de empregos, impostos e espaços de qualidade para morar, trabalhar e se divertir”, comenta o organizador. 

Confira abaixo a programação completa:  

Dia 23 de março – a partir das 10h  

Tema – Programa Reviver Centro com Washington Fajardo – Secretário Municipal de Planejamento Urbano da Prefeitura do RJ;  

Tema – Planos e Sonhos no Passado do Rio de Janeiro com Leonardo Mesentier – Professor Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFF. 

 Dia 24 de março – a partir das 10h  

Tema – Centro de São Paulo + Plano Diretor com Nabil Bonduki – Professor Fau-Usp, professor visitante na Universidade da California, Berkeley. Em São Paulo foi Secretário de Cultura e Relator do Plano Diretor na Câmara Municipal. 

Tema – Ligue os Pontos: projeto de política pública com Fernando Mello Franco – Professor da Universidade Mackenzie, São Paulo; ex-secretário de Municipal de Desenvolvimento Urbano (SP) e foi sócio fundador do MMBB Arquitetos. 

 Dia 25 de março – a partir das 10h  

Tema – Masterplan como instrumento de transformação urbana com Rafael Saraiva – RJ/Rotterdam, Holanda – Synergy Systems – Consultor de Urbanismo; Hercília Borges – Rotterdam, Holanda – Departamento de aprovação de projetos da Prefeitura de Rotterdam; Rodrigo Louro – Delft, Holanda – Mecanoo Architects – Arquiteto associado e Luiz Santos – Rotterdam, Holanda – Guller + Guller Urbanism – Planejador urbano sênior   

 Dia 26 de março – a partir das 10h  

Tema – Projetos para Cidade com Marta Moreira-SP – Arquiteta graduada pela FAUUSP, professora de projetos na Escola Cidade desde 2001 e integrante da presidência da associação desde 2019, sócia-fundadora do MMBB Arquitetos desde 1990- e Aldo Urbinati – arquiteto graduado pela Mackenzie, MA e Phd em Teoria e História da Arquitetura na Architectural Association School Of Architecture de Londres/Inglaterra.     

 SERVIÇO:  

Evento – Ciclo de Palestras Observatório da Cidade – “Sonhos e Pesadelos nas Metrópoles Brasileiras – A importância estratégica do Projeto Urbano na cidade do RJ pós-pandemia SARS-19”  

Data – de 23 a 26 de março  

Horário – a partir das 10h  

Link de transmissão – gratuito – https://www.youtube.com/user/Estacio  

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *