A Austrália lidera a região APAC em termos de perspectivas para acelerar o investimento em infraestrutura, diz GlobalData

Junho, 2021 – O investimento em infraestrutura na Ásia-Pacífico (APAC) havia sido substancial antes da eclosão da pandemia COVID-19, com a produção real de construção de infraestrutura registrando uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 5,7% entre 2014-2019. O crescimento na região foi impulsionado principalmente pelas economias emergentes, que registraram crescimento de 7,6% no período, ante crescimento de 0,3% nas economias avançadas. No entanto, após o início da pandemia, o crescimento em muitas nações da região entrou em colapso. Com as perspectivas econômicas em grande parte da APAC permanecendo incertas em 2021, o investimento em infraestrutura continuará a desempenhar um papel importante na redução das cicatrizes econômicas infligidas pela pandemia, diz a GlobalData, uma empresa líder de dados e análises.

O relatório da GlobalData, ‘Perspectivas para Projetos de Infraestrutura Pública, Ásia-Pacífico’, avaliou 19 economias na APAC e descobriu que a Austrália lidera a região no potencial de acelerar o investimento em obras de infraestrutura pública. As nações foram avaliadas, considerando fatores fiscais, econômicos e políticos, e classificadas de acordo com uma escala de ‘Muito Bom’ a ‘Muito Fraco’. O relatório destacou a força de muitas economias da região para acelerar seus respectivos pipelines de projetos, com as perspectivas de 10 nações avaliadas como ‘boas’ ou ‘melhores’. Não é novidade que o país com as perspectivas mais pobres na região é Mianmar, que tem sido assolado por distúrbios políticos desde o golpe de fevereiro.

Willis Rooney, Economista da GlobalData, comenta: “Garantindo a classificação principal da Austrália é seu grande fluxo de infraestrutura pública, equivalente a 22,2% do PIB, do qual 57% está atualmente nos últimos estágios de desenvolvimento; classificações de crédito de grau de investimento da Austrália e forte crescimento econômico melhorar ainda mais sua capacidade de acelerar os gastos com obras públicas. Compromissos políticos recentes para aumentar os gastos com infraestrutura, como o aumento de AUD15,2 bilhões delineado no orçamento de 2021, consolidam ainda mais a classificação ‘Muito Bom’ da Austrália. “

Mianmar foi avaliada como a nação com as perspectivas mais fracas para acelerar as obras de infraestrutura pública, com a economia do Sudeste Asiático sendo a única nação da APAC a ser classificada como ‘Muito Fraca’. Influenciando esta avaliação está a contínua agitação civil, uma nítida falta de projetos em estágio avançado no pipeline e a expectativa de uma forte contração econômica este ano. O progresso no fechamento das lacunas significativas de infraestrutura de Mianmar tinha sido razoável antes do golpe, embora com o financiamento externo agora retraído e as finanças públicas devendo piorar, esse progresso provavelmente será interrompido.

Rooney continua: “Sem surpresa, as posições fiscais em grande parte da APAC pioraram consideravelmente, com os países emergentes sendo severamente afetados. A dívida do governo e os déficits fiscais aumentaram substancialmente, impactando a capacidade de muitos governos de financiar mais despesas. Como a pandemia persiste, as finanças públicas continuará a apertar e a capacidade dos governos de utilizar o investimento público em infraestrutura para impulsionar o crescimento continuará a se deteriorar. “

Fonte: GlobalData Media Centre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *