Acrílico é tema de debate promovido pelo ILAC em SP

Julho, 2022 O ILAC (Instituto Latino-Americano do Acrílico) irá promover na próxima semana, em São Paulo, o Fórum Acrílico 2022. O evento acontece no dia 22 de julho, das 14h às 16h30, no auditório da FuturePrint, no Expo Center Norte. No encontro serão abordados temas como economia circular, corte a laser, vendas on line e soluções criativas. Tudo será voltado para profissionais que atuam no setor de comunicação visual, que é o público-alvo da feira e setor responsável pelo consumo de 60% do acrílico comercializado no país.

Embora tal cifra impressione, as vendas deste setor poderiam ser maiores, explica João Orlando Vian, consultor executivo do Instituto. Segundo ele, ainda há espaço para que empresas e profissionais cresçam e aperfeiçoem os produtos e serviços que oferecem: “Ainda há muita coisa sendo feita de uma maneira incorreta no mercado, principalmente no que diz respeito à importância de valorização da marca do cliente final e da correta utilização do acrílico e do seu potencial”.

Para Vian, é através da disseminação de informação e conhecimento que o Instituto ajuda a preencher as lacunas do mercado. Assim o Fórum torna-se um espaço importante para quem atua no setor e já trabalha ou pretende trabalhar com acrílico. “As pessoas vêm ao evento para enriquecer sua capacitação, trocar informações, adquirir e ajudar a gerar um conhecimento que, se bem aproveitado, é capaz de gerar negócios de valor”, explica.

Para Yeda Monteiro gerente de negócios da Informa Markets, empresa responsável pela promoção e organização da FuturePrint, o acrílico não poderia ficar de fora da feira, já que é um material extremamente versátil e que, por isso, oferece ao transformador que atua no mercado de comunicação visual diversas possibilidades: “O acrílico é utilizado para a confecção de placas de sinalização, letreiros, sacadas, luminosos, vitrines, PDV, entre outros e as suas vantagens são muitas, entre elas a resistência e a leveza. Além disso, temos conosco um parceiro como o ILAC, que com certeza trará muito conteúdo útil e interessante aos visitantes”.

Depois da pandemia, a FuturePrint volta a reunir expositores e visitantes no Expo Center Norte, em São Paulo. E, as expectativas, são bastante favoráveis, diz Monteiro. “Temos percebido que expositores e visitantes estão com expectativas muito positivas e com vontade de fazerem negócios. Diante disso, cremos que a feira movimentará muito os mercados de impressão digital e comunicação visual, fomentando a economia e alavancando esses setores”, afirma a executiva.

No que diz respeito ao mercado de acrílico, os números do ILAC mostram que o mercado brasileiro de chapas acrílicas caiu em 2021 cerca de 6% em relação a 2020. No ano passado, o volume comercializado de chapas no país, incluindo as chapas sustentáveis e as superfícies sólidas, chegou a 10.630 toneladas. Em 2020, esse montante foi de 11.296 toneladas. A queda, segundo Vian, pode ser explicada por alguns fatores. O principal deles é a redução do comércio físico durante a pandemia, influenciando diretamente o setor de comunicação visual. Apesar disso, afirma Vian, os empresários do setor estão otimistas e acham que muitos dos problemas que existem hoje podem ser superados. “É justamente por isso que o Fórum existe, para discutir e apontar caminhos. Todos estão convidados”, ressalta.

Tanto a participação na FuturePrint como a participação no Fórum do Acrílico são gratuitas. Basta que o profissional interessado se inscreva. A inscrição para a entrada na feira pode ser feita no local ou através do site www.futureprint.com.br. Os interessados em participar do Fórum Acrílico 2022 podem reservar presença por e-mail: ilac@ilac-acrilico.org.

Programação do Fórum Acrílico 2022:

14h: A função do acrílico na economia circular da pós-pandemia – João Orlando Vian (ILAC)

14h30: O papel do corte a laser na comunicação visual – Luan Rodrigues (Work Special)

15h: Melhores práticas para vender peças acrílicas na web e marketplaces – Rodrigo Sanches (Ágora Interativa)

15h30: Processando acrílico com equipamento laser – Jackson Schneider Nunes (JR Laser Technology)

16h: Vendendo soluções criativas em acrílico – Ralf Sebold (Bold)

Serviço:  

Fórum Acrílico 2022 – FuturePrint 2022 

Data: 22 de julho de 2022 (sexta-feira)

Horário: das 14h às 16h30.

Local: Auditório FuturePrint 2022, Expo Center Norte – São Paulo/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *