91% de micro e pequenas indústrias nunca ouviu falar em práticas de negócios ESG

Só 2% de empresários de micro e pequenas indústrias nacional conhecem e estão bem informados sobre ESG. Ampla maioria (91%) nunca ouviu falar de práticas de negócios ESG, 4% conhecem e estão mais ou menos informado, outros 2% conhecem e estão mal informados e 1% não sabe o que é práticas ESG é o que revela o Indicador Nacional da Micro e Pequena Indústria realizado pelo Datafolha a pedido do Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo (SIMPI).

Na avaliação regional, o Nordeste é quem menos conhece o tema com índice de 97% seguido da região Sul com 94%, Sudeste com 89%, e Centro-Oeste/ Norte com 88% São Paulo, único Estado avaliado na pesquisa, também tem 88% de empresários que não conhece as práticas ESG.

Todavia, quando questionados sobre o grau de concordância com a frase “Ter negócios sustentáveis, que buscam diminuir o impacto ao meio ambiente, é um objetivo para empresas grandes, e não para empresas pequenas como a minha”, 47% dos entrevistados discordam e 19% discordam em partes.

Em outra frase “Eu considero importante que minha empresa, além do lucro, atue com responsabilidade social”, a concordância total foi de 80% e de 15% concordando em partes. Regionalmente Sudeste indica 96%, Centro-Oeste/ Norte, Sul e São Paulo com 95% e Nordeste com 93%.

E 81% das micro e pequenas empresas concordam que “Micros e pequenas empresas deveriam ter assistência dos órgãos governamentais para implementar práticas mais sustentáveis e éticas em seus negócios”. Apenas 5% discordam totalmente.

Sobre a pesquisa

Realizado pelo Datafolha, a pedido do SIMPI, o Indicador Nacional de Atividade da Micro e Pequena Indústria, traz um panorama da categoria econômica. A coleta de dados ocorreu entre os dias 08 e 30 de setembro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *