6 dicas para evitar acidentes na construção civil

Por ROHR

Quando nos acostumamos em desempenhar algumas tarefas, muitas vezes deixamos de observar questões importantes em função da força do hábito. Nesse sentido, a confiança no trabalho gera alguns vícios que podem induzir a algumas desatenções. Na construção civil, por exemplo, existem diversas práticas que prejudicam o trabalho e, eventualmente, acabam causando acidentes.

Com o intuito de ajudar os supervisores a conduzirem as obras de forma saudável e sem surpresas indesejáveis, separamos neste post 6 dicas de como evitar acidentes na construção civil. Confira a seguir!

1. Mantenha a obra organizada

A primeira maneira de evitar acidentes é manter o canteiro de obras organizado. Um ambiente desorganizado é um convite para que diversos acidentes ocorram. Por isso, é muito importante supervisionar os pedreiros e serventes e instruí-los a manter o local de trabalho limpo e organizado. Esta simples dica pode evitar diversos acidentes em uma obra.

2. Fique atento às Normas Regulamentadoras

É fundamental que os engenheiros e supervisores de obra conheçam as Normas Regulamentadoras. As NRs são um conjunto de normas obrigatórias para a medicina e segurança do trabalho. São divididas de acordo com a finalidade, por exemplo: para realizar construção na rede elétrica é necessário conhecer a NR 10, que regulamenta a Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Caso seja necessário utilizar maquinário, deve-se conhecer a NR 12, referente à Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Cada procedimento deve ser seguido de acordo com sua norma, para assim garantir o andamento com segurança e de maneira correta.

3. Crie uma CIPA da obra

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que é descrita na NR 5 tem como objetivo prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho. A CIPA é composta por representantes dos empregados e do empregador, e tem como atribuições: identificar os riscos do processo de trabalho, verificar e inspecionar as condições de trabalho, divulgar informações referentes à segurança e a saúde no trabalho, entre diversas outras atribuições. A CIPA permite melhorias no processo com o propósito de evitar a ocorrência de acidentes e incidentes.

4. Certifique-se da utilização de EPIs pelos trabalhadores

O fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual pela empresa e utilização por parte dos colaboradores é determinado por lei. Nas obras, todos os trabalhadores devem utilizar botina, capacete, luvas, óculos de proteção e protetores auriculares no caso haver muito ruído. Os supervisores de obra e profissionais da segurança do trabalho devem fiscalizar o uso destes EPIs pelos colaboradores. Quando necessário, devem também ser realizadas palestras de conscientização a respeito da correta utilização de cada um dos equipamentos.

5. Capacite e treine os colaboradores

Uma das melhores maneiras de evitar acidentes é instruir e ensinar os funcionários. A melhor forma de capacitá-los é incentivar a participação em cursos técnicos. O SENAI, por exemplo, possui diversos cursos para capacitação, como: técnico em logística, técnico em mecânica, técnico em manutenção e diversos outros. A lista com os cursos pode ser vista no site do SENAI.

A capacitação dos funcionários, além de evitar acidentes, permite melhorar a produtividade da obra, fazendo com que os cursos e treinamentos pagos para os funcionários acabem sendo um investimento para a obra.

6. Realize o Diálogo Diário de Segurança (DDS)

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) é composto por uma equipe de profissionais da saúde que trabalha dentro das empresas visando proteger a integridade física dos trabalhadores. O SESMT tem várias formas de conscientizar os colaboradores e estimular a prevenção de acidentes e o surgimento de doenças ocupacionais.

Uma das formas mais eficientes utilizadas por essa equipe é o Diálogo Diário de Segurança (DDS). Realizar o diálogo é uma ótima maneira de trocar experiências entre empregado, empregador e profissionais de saúde, de modo a mapear os riscos e neutralizá-los. O DDS não é encontrado em nenhuma norma regulamentadora ou lei, mas existem várias normas que obrigam o empregador a relatar os riscos do ambiente e mostrar as medidas preventivas, por isso o DDS é tão importante.

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