As perspectivas para economia brasileira, os desafios e oportunidades para a construção e o panorama geral do mercado de máquinas, com a estimativa de vendas do setor serão abordados durante o Tendências no Mercado da Construção, evento da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), a ser transmitido nesta quinta-feira, dia 28 de novembro, a partir das 15h, pelo hotsite.
O evento será aberto por Afonso Mamede, presidente da Sobratema, seguido por Rolf Pickert, diretor geral da Messe Muenchen do Brasil. O economista Luís Artur Nogueira profere a primeira palestra, contextualizando a economia global e trazendo uma correlação entre o PIB mundial e o PIB nacional. Em sua apresentação, ainda avaliará as principais barreiras para um crescimento econômico mais expressivo no Brasil e apontará caminhos para um desenvolvimento mais sustentável para o país. Em relação ao mercado da construção, destacará os desafios, que afetam a atividade, e as oportunidades, que podem ser exploradas nas áreas de infraestrutura e no segmento imobiliário.
Na sequência, as informações do Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção serão reveladas pelo coordenador Mario Miranda. A palestra contemplará os resultados da Sondagem com construtoras, locadoras, fabricantes de equipamentos e dealers sobre o mercado em 2024, incluindo os principais desafios e oportunidades, aporte de recursos e investimentos, formas de financiamento mais utilizadas, informações sobre frota, setores compradores de máquinas, além das perspectivas para a economia, construção e empresas.
Durante sua apresentação, Miranda ainda divulgará o balanço de vendas de equipamentos para construção estimado para 2024 e perspectivas para 2025, evidenciando a evolução de vendas desde 2010. Outro destaque são as tendências do mercado de máquinas, como a redução das emissões de gases de efeito estufa, por meio dos investimentos em eletrificação e motores movidos por célula a combustível a hidrogênio.
Após as palestras, os dois especialistas participam de uma roda de debates juntamente com Eurimilson Daniel, vice-presidente da Sobratema, e Felipe Frazão, sócio-diretor da MGM Rental, para trazer suas avaliações sobre a economia, construção e mercado de máquinas. A moderação será de Vagner Barbosa.
O Tendências no Mercado da Construção é destinado a empresários, diretores, gerentes, profissionais e engenheiros de construtoras, mineradoras, pedreiras, locadoras, fabricantes de equipamentos, distribuidoras, demais companhias ligadas à indústria da construção, entidades setoriais e representantes do governo. O evento conta com o patrocínio da Armac, John Deere, Komatsu, JCB, New Holland, Sotreq, Case, Trimble e Unidas.