Termificação: a verdadeira culpada pelo aumento das tarifas de energia

Por Eng. Ivo Pugnaloni 

O Globo, o ministro Silveira e o Edvaldo Santana esquecem de dizer, ou preferiram não dizer que a maior causa do aumento das tarifas não são subsídios nas linhas de transmissão como alegam.

Mas sim a violenta “termificação” da matriz elétrica brasileira, um verdadeiro escândalo, que vem desde o governo Sarney (ele próprio dono de usinas termelétricas) e passa por todos os outros governos. O jornal Estado de São Paulo revelou isso em 2013 e foi censurado por mais de 10 anos pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

A “termificação” é um tipo de negócio muito fácil de explicar e de realizar.

Ele funciona quando os governantes, em vez de investir no tempo certo em novas usinas hidrelétricas que produzem energia 10 vezes mais barata, preferem não investir, para depois, quase em cima da hora, quando o apagão começa a parecer inevitável, comprarem energia de usinas termelétricas que, por serem importadas quase prontas são instaladas em menos de 6 meses.

Para isso acontecer os governo cometem todos os erros possíveis na condução dos projetos, licenciamento e construção, para que quase chegue a faltar energia, colocando a sociedade, as pessoas e as empresas sob a pressão da provável falta de energia. Para logo em seguida, justificarem que tiveram que comprar de “emergência” energia de termelétricas 10 vezes mais cara.

“Criar dificuldades para vender facilidades”, é o lema desse grande negócio que faz com que os consumidores não se importem que as concessionárias comprem energia de usinas termelétricas 10 vezes mais cara, quase todas de propriedade de conhecidas famílias da nossa política.

Esse processo lucrativo e ao mesmo tempo ilegal gerou 664% de aumento na nossa capacidade de geração termelétrica desde 1995 e aumentou nossa tarifa industrial em 174% acima da inflação no mesmo período.

Agora,  Lula assinou mais uma medida provisória preparada pelo ministro de minas e energia que é do Centrão, para “reduzir as tarifas”, mas cujos líderes são exatamente os maiores donos de termelétricas que vão nadar de braçada pois o governo quer comprar das termelétricas mais 12.334 MW ( A Itaipu tem 14.000 MW).

O Centrão vai lucrar bilhões.

Lula e o PT vão levar a culpa, como sempre.

E será bem-feito.

Até aí, nenhuma novidade. É  mais do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *