Novidades no mercado de porcelanatos : Villagres e Niemeyer fecham parceria e lançarão nova coleção em breve

Janeiro de 2021 – A Villagres, com mais de 25 anos de experiência, acaba de fechar uma parceria com a marca de maior relevância na história da arquitetura nacional:  Niemeyer! “É uma honra fazer parte de uma empresa, que tem desenvolvido um papel fundamental, funcional e estético, deixando sua marca em arquiteturas residenciais às grandes obras corporativas no Brasil e no mundo. Para mim, a Villagres é um case de sucesso que poucos conseguem alcançar com tanta leveza, profissionalismo e qualidade em tudo que oferece. Não tenho dúvidas que será uma parceria de sucesso. Em breve, o mercado brasileiro conhecerá uma linha de porcelanatos, retratando a a essência da arquitetura moderna brasileira”, ressalta o arquiteto e diretor do Instituto Niemeyer e do escritório Niemeyer Arquitetos Associados, Paulo Niemeyer.

Para o gerente Comercial e de Marketing, Renato Salvatti, esta união trará bons frutos e produtos diferenciados para o mercado. “Será um grande marco não só para a história de nossa empresa como para o mercado de revestimentos e arquitetura. É uma coleção desenvolvida com DNA, baseada na contemporaneidade, nas texturas e tons do mestre Niemeyer”, complementa.

Um pouco mais da história de Oscar Niemeyer– Curtir os amigos, família e levar a vida com a leveza que compunha seus projetos inusitados no mundo. Desta forma vivia Oscar Niemeyer, um ser de uma inteligência ímpar, que buscava diariamente por um mundo melhor, mais igualitário e humano. Nascido no Rio de Janeiro, em 1907, para este homem, desenhar um projeto não tinha hora e nem dia. Bastava a ideia surgir, já pegava um lápis e um papel e traçava artes inacreditáveis. Mas quem pensa que trabalhar com Niemeyer era fácil, se enganou! “Tive uma oportunidade excepcional de trabalhar e morar com meu bisavô por alguns anos. Lembro dele desenhando na prancheta, em pé, por várias horas. Era um projeto atrás do outro. Quando íamos para casa, sempre achava que as ideias haviam se esgotado por aquele dia. Ledo engano. Quantas vezes, estávamos tentando relaxar e, de repente, ele tinha um insight. Sem muita paciência, me pedia…Paulo Sérgio, vá pegar uma caneta e papel. Se eu demorasse um pouquinho, ele já perguntava: vai pegar ou não? Ele não perdia um minuto de sua sabedoria”, ressalta Paulo.

Para o bisneto foi uma experiência imperdível. “Cada pessoa tem seu estilo, sua particularidade. Sei que herdar os traços de Oscar é impossível, mas busco sempre fazer os projetos com muita leveza e beleza, seguindo o que um dia ele criou. Ele transformava a figura geométrica simples, em obras de arte arquitetônicas complexas, desafiadoras e belíssimas. Uma arquitetura moderna, niemairiana, que tanto amamos. Como ele sempre dizia, para criar um projeto, basta um traço para a primeira etapa de uma grande criação”, exalta.

Legado de Niemeyer –  Autor de mais de 600 projetos nacionais e internacionais, Oscar Niemeyer deixou livros publicados sobre suas obras e vários projetos em andamento. Seu bisneto Paulo tem dado sequência aos vários projetos traçados pelo seu bisavô através de seu escritório – Niemeyer Arquitetos Associados. Mas para quem gosta de apreciar a verdadeira arquitetura, basta visitar o Instituto Niemeyer, situado num dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro – Barra da Tijuca (RJ).

Entre as centenas obras de Niemeyer espalhadas por este mundo afora, Paulo arrisca dizer que é fascinado por alguns ícones: Palazzo Mondadori (Palácio Mondadori) em Milão na Itália; Museu de Arte Moderna de Caracas (Venezuela) e Auditório Ibirapuera (São Paulo). Há outras obras no Brasil tão belas como estas como: Congresso Nacional e Catedral Metropolitana (Brasília); Complexo Arquitetônico da Pampulha (Minas Gerais); Museu Oscar Niemeyer (Curitiba); Memorial da América Latina e Edifício Copan (SP); Disco-voador de Niterói e Passarela Professor Darcy Ribeiro (mais conhecida como Marquês de Sapucaí) do Rio de Janeiro, além da sede das Organização das Nações Unidas.

Bisneto e uma grande responsabilidade – Formado em Arquitetura e Design, em 1999, Paulo tem fascínio pelo design. “Tenho manias de criar e me meter em tudo que possa ter criação. O retorno de um pensamento nesta área é um pouco mais rápido do que na arquitetura. Você pensa numa peça, põe no papel e pouco tempo depois já está nas lojas. Simplesmente é fascinante”, conta Paulo.

O ambiente de arquitetura sempre esteve presente em sua vida. “Trabalhei por duas décadas com meu bisa e meus pais são arquitetos. Não tive alternativas a não ser seguir e aprender com traços de cada um. Sou motivado por um traço, pelo urbanismo, pela arquitetura, pelo design, tudo que ocupa um espaço”, brinca.

Paulo por onde passa olha tudo ao seu redor. “Tenho prazer pela cultura de rua. E para entender este universo, preciso conhecer em detalhes a cultura daquela cidade, a arte, a gastronomia, as pessoas. Enfim, é todo este conjunto que compõe a arquitetura. ”, lembra.

Para o arquiteto, para ser um bom profissional é preciso ter liberdade para pensar e para criar. “Quanto mais empolgação a gente coloca numa peça, com certeza, será diferente, trará um novo conceito, um novo traço, ou seja, uma ideia que vai marcar a época. E é desta forma que marcaremos uma época importante na história da Villagres”, finaliza.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *