Maior ecossistema do varejo da construção lança proposta de medidas de prevenção ao COVID-19

Considerando e apoiando as medidas de prevenção ao COVID-19, a Juntos Somos Mais — maior ecossistema do varejo da construção em que participam mais de 70 mil varejistas e 400 mil profissionais do setor — propõe que o acesso a materiais de construção seja considerado necessidade básica e que as lojas possam dar continuidade ao atendimento, seguindo o exemplo de países como Estados Unidos¹, França², Itália³ e Polônia⁴ e acompanhando o movimento do Distrito Federal⁵ e de alguns municípios que já se manifestaram positivamente quanto a liberação desses estabelecimentos, como Porto Alegre⁶, Araçatuba⁷ e Volta Redonda⁸.

O objetivo é garantir que governos consigam construir as estruturas de apoio para abrigar pacientes em tratamento e que brasileiros e brasileiras possam realizar reparos necessários quando se depararem com questões como destelhamento causado pelas chuvas, defeitos na rede elétrica, problemas de encanamento e outros reparos emergenciais. Além disso, as mais de 140 mil lojas de materiais de construção são importantes pontos de distribuição de produtos de limpeza, como alvejantes, álcool em gel, água sanitária, panos, esponjas e equipamentos de proteção, como máscaras e luvas.

Desta forma, o varejo da construção é um vetor importante para construções e reparos emergenciais oferecendo suporte a autoridades e evitando que famílias fiquem sujeitas a problemas em suas casas que podem resultar em curtos circuitos, incêndios e condições insalubres em geral.

Os profissionais de obra autônomos, que somam mais de 4,5 milhões de trabalhadores no Brasil, também serão beneficiados com a medida realizando esses reparos emergenciais de forma segura e auxiliando a população em um momento difícil.

A Juntos Somos Mais e outros participantes do setor vêm orientando os profissionais da obra com relação a medidas de prevenção e redução de riscos à saúde, mas quer pleitear também a garantia de continuidade de atuação para preservar o sustento de suas famílias e auxiliar a população neste momento tão delicado.

Para preservar a saúde dos comerciantes e garantir a sustentabilidade da operação das lojas, a Juntos Somos Mais sugere que sejam implementados horários de funcionamento reduzidos e alternativos, além de modelos de entrega em domicílio, de forma a evitar que o uso do transporte público pelos funcionários seja feito em horários de pico e reduzindo os custos de operação do varejista.

Adicionalmente, a empresa está reunindo materiais informativos de indústrias e instituições de ensino parceiras para disponibilizar a todos os membros participantes do seu programa de fidelidade. Esse plano tem como objetivo, além de reforçar orientações com relação a medidas de higiene e precauções como distanciamento entre vendedores e clientes dentro das lojas, suportá-los com capacitação e estratégias de gestão para superarem este momento crítico e ficarem mais bem preparados para fomentar seus negócios no futuro.

Por meio desta, a Juntos Somos Mais, que atua com o propósito desenvolver o varejo da construção, vem respeitosamente reforçar o posicionamento em prol dos varejistas da construção brasileiros e dos profissionais do setor apresentado recentemente por entidades do setor como a ANAMACO e a ABRAMAT. A empresa também se coloca à disposição das autoridades para formular esforços coletivos no sentido de preservar o atendimento à população e a sustentabilidade dos pequenos e médios varejistas do setor.

O Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais. Contando com os sócios Gerdau e Tigre, o Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente. Atualmente, no programa, há mais de 20 empresas líderes do setor da construção participantes juntamente com mais de 70 mil lojas e mais de 400 mil profissionais. Até o fim de 2020, a empresa planeja investir R$ 50 milhões na expansão do programa e no aprimoramento do ecossistema, adicionando novas funcionalidades e melhorando os benefícios para os participantes. 

Fonte: assessoria de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *