Natal sem dor de cabeça: Abilumi dá dicas para escolher a iluminação com segurança

Novembro de 2019 – Uma lâmpada de má qualidade pode trazer sérios riscos à segurança do consumidor. Especialmente nesta época do ano é importante estar atento ao adquirir outro tipo de produto: a iluminação natalina, ou os famosos pisca-piscas.

Para apoiar o consumidor na hora da compra, a Abilumi (Associação Brasileira de Fabricantes e/ou Importadores de Produtos de Iluminação) reuniu algumas dicas básicas:

– Todas as informações da embalagem têm de estar em português

É imprescindível que a embalagem traga todas as informações em português, desde a correta utilização do produto até as suas especificações técnicas, tais como tensão da rede elétrica a que se destina em Volt (V), a potência máxima do conjunto em Watt (W), os cuidados necessários no uso do produto, o que são, inclusive, exigências do Inmetro (Portaria nº 335/2011) e do Código de Defesa do Consumidor.

– Prefira adquirir os produtos em lojas especializadas

Infelizmente, esse tipo de produto se caracteriza principalmente pela informalidade de algumas empresas, que muitas vezes atuam apenas nessa época específica do ano.

– O plug da tomada deve acompanhar o padrão brasileiro

Atente-se ao formato do plug da tomada, que deve seguir o padrão brasileiro (três pinos) e trazer também a marca de certificação do Inmetro.

Preste atenção ao que diz a embalagem

Uma forma de o consumidor se proteger na hora de comprar esses produtos é checando os dados informados pelo importador/fabricante, como razão social, CNPJ, e o contato para atendimento ao cliente. Sem essas informações, o consumidor não vai poder reclamar de algum eventual defeito ou desconformidade.

– Busque produtos de marcas conhecidas no mercado de iluminação

As empresas associadas à Abilumi oferecem uma segurança a mais ao consumidor, pois seguem os padrões de qualidade exigidos pelo Inmetro.

– Nunca escolha apenas pelo critério do mais barato

Como em muitas situações do dia a dia, também neste caso o barato pode sair muito caro, pois adquirir um produto de iluminação seguindo apenas o critério do preço mais baixo pode significar levar para casa um produto fora das especificações de segurança, o que acarreta sérios riscos ao consumidor, inclusive o de choque elétrico.

Caso identifique produtos irregulares no comércio, denuncie à Ouvidoria do Inmetro pelo telefone 0800 285 1818 ou formulário disponível na página do Inmetro, em http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/index.asp.

Saiba mais sobre o assunto no site do Inmetro: http://www4.inmetro.gov.br/node/4496

Fonte: Imprensa/Abilumi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *