Mercado de elevadores no Brasil: China entra forte com preços atraentes e tecnologia moderna

Outubro, 2019 – Em visita oficial ao Brasil, representantes da  Associação de Elevadores da China (CEA – China Elevator Association) e da Academia Chinesa de Pesquisa em Construção (China Academy of Buildyng Research),  duas das mais importantes entidades da indústria, da pesquisa e desenvolvimento tecnológico do segmento de elevadores da China, se reuniram com a diretoria do Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp), no início de outubro.

O objetivo foi estreitar aproximação para estimular novos negócios  com empresários do mercado nacional de elevadores e escadas rolantes. Eles se reuniram com a diretoria do Seciesp a convite do diretor Fábio Aranha, que também é membro da Associação dos Elevadores do Mercosul.

Zhang Lexiang, secretário-geral da Associação de Elevadores da China, é recebido pelo presidente do Seciesp, Marcelo Braga. Divulgação

O grupo foi recebido pelo presidente do Seciesp, Marcelo Braga, além dos diretores Max dos Santos, Robson Maia Pereira, Vicente Crispim, Cesar Mendes e demais membros da diretoria. “Foi uma importante aproximação com representantes da mais importante indústria de elevadores mundial. É fundamental trocar informações e experiências, pois além de fornecer equipamentos, a China também investe em pesquisas e novas tecnologias”, destacou o presidente do Seciesp.

Zhang Lexiang,  secretário-geral da Associação de Elevadores da China,   ressaltou que apesar de  distantes geograficamente, os dois países oferecem inúmeras oportunidades de cooperação mútua. Lexiang apresentou dados e informações que comprovam o gigantismo da indústria chinesa de elevadores e sua importância no cenário mundial.

 

Em 2018, foram produzidos 850 mil elevadores e escadas rolantes na China, com uma média de 21 paradas, por mais de 650 empresas do setor. Mais de 90 mil equipamentos foram exportados. O segmento emprega um milhão de trabalhadores e há mais de 300 mil elevadores residenciais instalados. Para 2019, a previsão é de crescimento de 15% no setor de elevadores. Neste ano, país deve ter mais 900 mil novos equipamentos.

Fabio Aranha, diretor do Seciesp, recebe autoridade da comitiva chinesa. Divulgação

Entre as vantagens para os empresários brasileiros, o secretário-geral da Associação de Elevadores da China destacou a capacidade de fabricação de baixo custo no país, aliado a alta tecnologia e cadeia de suprimentos completa. Lexiang ressaltou que para as empresas nacionais, uma excelente alternativa seria fabricar na China a preços mais competitivos e montar e distribuir a partir do Brasil.

Os elevadores chineses, destacou, obedecem às normas europeias. Os elevadores chineses, destacou, seguem  às normas europeias, semelhantes as adotadas no Brasil. Mas também podem atender outras normas tais como Americana e Japonesa e estão desenvolvendo uma norma própria.

Lexiang convidou representes do Seciesp para visitarem a WEE Expo 2020, que acontece em 6 a 9 de maio do próximo ano, em Xangai e é considerada a maior feira da indústria de elevadores do mundo na atualidade. Aos que comparecerem, ele garantiu a possibilidade de fazer um tour pelas principais indústrias de elevadores daquele país.

Fonte: Imprensa/ Seciesp

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *