Economia: Ita Gas&Oil aposta no potencial do setor do gás e promove seu primeiro encontro

Julho, 2019 – Responsável por 16% do PIB estadual, o setor de gás e óleo destaca-se como protagonista para o desenvolvimento socioeconômico do Leste Fluminense.  Para fortalecer e consolidar a vocação regional, pela primeira vez, acontece o maior encontro do setor já realizado no País, em Itaboraí, o Ita Gas&Oil, reunindo autoridades nacionais e internacionais, além de especialistas de toda a cadeia produtiva, nos dias 24 e 25 de julho, no auditório do Colégio Adventista Brasileiro, Centro de Itaboraí.

A abertura oficial do Ita Gas&Oil será feita pelo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que vem reforçando o potencial do segmento e oportunidades de investimentos. Nessa linha, estão previstas três rodadas de partilha do pré-sal e de regimes de concessões de exploração, o leilão do excedente da cessão onerosa, que, junto a outras iniciativas, poderão gerar cerca de 30 mil empregos até 2025. E, a expectativa é dobrar a produção de óleo e gás nos próximos dez anos.

Ita Gas&Oil 2019. Divulgação

O idealizador do Ita Gas&Oil, João Leal, diretor-geral do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), não tem dúvidas sobre o promissor setor:  “Estamos no momento do gás. Criamos um encontro com os mais renomados especialistas, representantes do poder público e da iniciativa privada para propiciar conhecimentos, traçarmos cenários, perspectivas e impulsionarmos negócios”, afirma Leal.

Entre os conferencistas estão o Cônsul da China, Xu Yuansheng, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais, Lucas Tristão, a Subsecretária de Óleo, Gás e Energia, Cristina Pinho, a Superintendente Estadual de Óleo, Gás, Energia e Indústria, Meg Montana, o Superintendente de Participações Governamentais da ANP, Rubens Freitas, o Gerente de Tecnologia e Inovação da FIRJAN/SENAI, Mauricio Ogawa.

Estima-se mais de 2 mil pessoas no evento, que contará com três ambientes: a Área de Conhecimento, a Área de Ambiente de Negócios e a Área dos Expositores reservada aos stands das empresas participantes.

A Área de Conhecimento oferecerá oito ricos painéis sobre os desafios, as possibilidades, os avanços, o futuro e a importância do gás natural como vetor de crescimento econômico. Todos abertos ao público, sujeitos a lotação.

Já a Área de Ambiente de Negócios promoverá a integração entre empresários da indústria e comércio de petróleo e gás da Região do Conleste com os principais EPCistas da Petrobras.

Na Área dos Expositores, haverá a presença das principais empresas do setor do gás do Leste Fluminense: Petrobras,  Kerui/Metodo e Concremat/Encalso. Destaca-se ainda a presença da americana McDermott. Todas fazem parte das obras referentes ao Gasoduto Rota 3, que perpassa os municípios de Maricá e Itaboraí, ou da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) que está sendo construída no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.

Programação: http://www.itagaseoil.com.br/programacao/

Ita Gas&Oil
Quando: 24 e 25 de julho (quarta e quinta-feira)
Horário: das 10h às 18h
Local: Colégio Adventista de Itaboraí
Endereço: Rua Desembargador Ferreira Pinto, 721 Centro, Itaboraí (RJ)
contato@itagaseoil.com.br | www.itagaseoil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *