Maricá: Rede de drenagem do Centro será conectada com Canal da Cidade esta semana

Setembro, 2017 – A rede de drenagem que vai escoar as águas das chuvas de parte do Centro de Maricá até a lagoa de Araçatiba será conectada nesta semana ao Canal da Cidade. As últimas estruturas pré-moldadas que compõem a galeria de quase 830 metros de extensão serão instaladas nos próximos dias e terão uma ligação com uma das peças que levam o fluxo do canal para a lagoa. Desta forma, a nova galeria irá se juntar à mais antiga, instalada em 2012, para ajudar a retirar o acúmulo de águas pluviais da ruas do entorno do canal.

_DSC1328
Obras de drenagem seguem em ritmo acelerado na cidade de Maricá-RJ. Fotos: Clarildo Menezes

Para a sequência da obra, o trânsito teve de ser interditado na esquina da Rua Álvares de Castro com a Avenida Odenir Francisco da Costa, que teve a passagem interrompida na pista sentido Boqueirão até a rotatória em frente à Rua Alferes Gomes.

Com isso, os motoristas que se dirigem ao bairro de Araçatiba (onde ficam o Fórum, o Ministério Público e Procuradoria do Município) passando pelo Parque Eldorado devem seguir em direção à Avenida Nossa Senhora do Amparo e seguir pela Rua Alferes Gomes para acessar a região próxima à lagoa. Quem transitar por aquele trecho da Álvares de Castro mais próximo à lagoa deve ficar atento, pois há máquinas circulando pela rua constantemente.

De acordo com o cronograma, as obras incluem a instalação de ralos coletores instalados em ambos os lados da Rua Álvares de Castro a cada 50 metros, aproximadamente. As ruas internas do bairro também terão ralos auxiliares que vão ajudar no escoamento das águas.

De acordo com o secretário de Obras, Marcos Câmara, toda extensão da área onde a galeria está sendo instalada vai passar por um recapeamento asfáltico e também terá uma ciclovia. Além disso, a praça que serve de rotatória do bairro também será reformada. Ainda segundo Câmara, o restante da orla e o calçadão de Araçatiba serão recuperados no próximo ano.

A construção da rede extravasora começou no fim de julho, com as primeiras estruturas sendo instaladas às margens da lagoa. O objetivo da obra é melhorar a captação e o escoamento de águas pluviais. Em chuvas fortes, a região costumava apresentar pontos de alagamento, o que não irá ocorrer após a intervenção. Isso porque o extravasor permitirá que o canal, se estiver sobrecarregado, escoe as águas pluviais por ali.

Fonte: Ascom/Prefeitura de Maricá- RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *