Gerdau promove desafio de férias com a Universidade Federal do Ceará

Janeiro, 2018 – A recuperação do emprego no Ceará, intensificada no último trimestre de 2017, tende a continuar forte em 2018. De acordo com o Sistema Nacional de Emprego e do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT), o estado busca captar até 81 mil vagas ainda neste ano. Essa movimentação do mercado estimula o intercâmbio de conhecimento entre instituições de ensino e empresas na busca de novos talentos. Engajada nesse desafio, a Gerdau criou o Programa Summer Job – que oferece experiência prática aos alunos durante o período de férias universitárias, além de promover a capacitação técnica para o mercado de trabalho.

Nessa primeira edição, em parceria com a Universidade Federal do Ceará, os estudantes de Engenharia Metalúrgica e da pós-graduação de Ciência e Engenharia de Materiais apresentarão soluções para um problema proposto pela companhia.

Utilizando a abordagem de “aprender fazendo”, 14 estudantes (divididos em 3 grupos) participarão de diversos cursos, além de acompanharem as rotinas e projetos reais da Gerdau. A ideia é que, ao final do programa, eles adquiram experiência para solucionar o seguinte desafio: a elaboração de um modelamento matemático do processo de laminação por meio da aplicação de conhecimentos técnicos em metalurgia física e tratamentos térmicos.

Todos os inscritos recebem treinamentos intensivos nas áreas de gestão e planejamento de projetos, segurança, e design thinking durante 6 semanas. Na principal etapa do projeto, eles acompanharão o processo produtivo na Usina Cearense, localizada em Maracanaú, e vão elaborar estratégias para a resolução da tarefa proposta. A conclusão do Summer Job acontece no dia 23 de fevereiro, com a apresentação dos resultados.

Além de ganhar conhecimento e vivência prática para atuar no mercado de trabalho, a equipe vencedora receberá um curso de Green Belt Six Sigma (método organizado para melhoria de processos estratégicos), emissão de Certificado de participação para os alunos e mentores e serão priorizados para futuras processos seletivos na organização.

Para mais informações: www.gerdau.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *