Ergonomia garante produtividade e segurança às operações das máquinas de construção

A ergonomia das máquinas de construção tem ganhado evidência por proporcionar mais conforto ao operador e também beleza aos equipamentos. Mas, os principais objetivos dos investimentos nessa área são garantir a segurança da operação, a saúde do trabalhador e maior produtividade.

 “Comprovadamente, a produtividade do equipamento está ligada à segurança e ao conforto do operador, pois, quanto melhor instalado, melhor rendimento ele obtém”, esclarece o gerente de Marketing da Case Construction Equipment, Carlos França.

Interior cabine trator de esteiras 1150L
Interior Cabine trator de esteiras 1150L

 Ele cita como exemplo um lançamento recente da marca, a escavadeira hidráulica CX220C. Além de ar condicionado e poltronas com regulagem de acento e encosto (disponível para todo os modelos da marca), destacam-se a cabine confortável, silenciosa e segura, e os comandos leves e precisos.

 O conjunto de opcionais da CX220C inclui alguns recursos consagrados em carros de passeio, como a câmera de ré, que tem a característica de item de segurança, uma vez que possibilita que o operador tenha uma visão clara de obstáculos ou pessoas na parte traseira do equipamento.

As condições de operação da máquina também podem ser monitoradas pelo operador sem desviar sua atenção da operação, em um monitor colorido, similar ao computador de bordo dos automóveis. O teclado de configuração da máquina foi redesenhado e permite navegar com rapidez e simplicidade.

Segundo França, os tratores de esteiras modelo 1150L, 1650L e 2050M – outro lançamento da marca este ano, além dos itens de segurança e conforto citados acima, máquinas possuem também duas entradas, uma de cada lado da cabine, com portas que se abrem a 180º.

Na operação, tanto o joystick direito quanto o esquerdo dispõem de controle eletro-hidráulico, que praticamente elimina a fadiga do operador. Ojoystick direito controla todos os movimentos da lâmina e inclui a posição de flutuação. Já o joystick esquerdo controla todos os movimentos da máquina.

Alguns dos itens citados são de série, como o ar condicionado (em máquinas com cabine fechada), o assento com suspensão mecânica, o cinto de segurança de dois pontos, porta-objetos e ajuste da coluna de direção. Como opcionais, pode-se destacar a câmera de ré, o rádio com entrada USB e Bluetooth e o assento com suspensão pneumática

Fonte: Assessoria de Imprensa CASE CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *