Curso de pintor transforma realidade de São Gonçalo e promove qualificação para a população

Alunos aplicaram as técnicas aprendidas durante o curso nos muros das casas da comunidade

antes25
Antes do curso. Créditos: divulgação

Maio, 2017 “Está transformando a realidade da minha cidade e ainda me oferecendo uma oportunidade de qualificação profissional,” é com essas palavras que Marcos Vinicius Lins, aluno do curso de pintura profissional, se refere à iniciativa realizada em São Gonçalo. A capacitação foi oferecida pela MRV Engenharia, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), o Serviço Social da Indústria da Construção do Rio de Janeiro (Seconci-Rio), com o apoio das tintas Suvinil. A formatura do curso acontece na próxima sexta-feira, 2 de junho na obra Reserva Solare na avenida Lucio Tomé Feteira, 312 – Vila Lage, São Gonçalo. A atividade faz parte das ações do projeto Solare Vizinho do Bem, programa de relacionamento entre a MRV e a comunidade local. Até o final do ano, a iniciativa pretende formar um total de 250 pessoas.

Depois25
Depois do curso de pintura. alunos pintaram os prédios da região, que ganharam outra vida. Créditos: divulgação

Durante o curso, os 44 alunos, moradores da comunidade, tiveram aulas práticas e teóricas sobre pintura. Para a aplicação das técnicas aprendidas, os participantes utilizaram os muros e casas da comunidade Vila Lage, levando um colorido a mais para a região. “O nosso objetivo com essa ação, além de levar capacitação profissional para os moradores, foi valorizar a comunidade e elevar a autoestima dos moradores. Qualificamos a população e ainda oferecemos um ambiente com mais qualidade de vida e bem-estar”, destacou Luiz Eduardo Machado, diretor executivo da MRL Engenharia.

Para Marcos, as aulas ofereceram a ele uma nova profissão. “Já estou finalizando o curso de técnico de logística e agora possuo mais uma qualificação. Com o curso de pintor vou conseguir ter uma graninha extra no fim do mês. Já quero começar a atuar”, informou Marcos. O estudante também é morador da região onde recebeu as melhorias.

Com carga horária de 84 horas, as aulas de pintura abordaram temas como aspectos gerais da profissão, tecnologias de tintas e programas de qualidade, preparação de superfície (alvenaria, metais e outros), ferramentas, aplicação de produto, patologia das superfícies (como solucionar problemas), mecanização de pinturas, percepção de cores, orçamento e planejamento da obra, além de meio ambiente, sustentabilidade, saúde e segurança.

Formatura – Curso profissional de pintor

Data: 2 de junho

Horário: 10 horas

Local: Canteiro de Obras Reserva Solare

Av. Lucio Tomé Feteira, 312 – Vila Lage, São Gonçalo / RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *