Conheça os engenheiros vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2017

Projetos selecionados por comissão da Gerdau e ABECE priorizam a sustentabilidade para a transformação da construção civil

São Paulo, Outubro, 2017 – A Gerdau, em parceria com a ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, anuncia os vencedores da 15ª edição do Prêmio Talento Engenharia Estrutural, considerada a maior premiação do segmento no Brasil. A iniciativa reconhece o trabalho de projetistas estruturais que contribuíram para o desenvolvimento do setor nas categorias Infraestrutura, Edificações, Pequeno Porte, Obras Especiais e Construção Industrializada. Neste ano, mais de 140 projetos foram inscritos para o prêmio.

ABECE
Vencedores do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2017. Créditos: Léo Freitas

Na 15ª edição da premiação, o principal desafio para os engenheiros foi adequar-se as  condições  e mercado capturando as oportunidades que se apresentam.  Os projetos inscritos demonstram em suas concepções novas soluções, processos e materiais com uma crescente preocupação com a utilização racional de recursos e a implantação da obra em seu ambiente.

A escolha dos vencedores foi feita por uma comissão de profissionais formada por membros da Gerdau e da ABECE. Entre os aspectos avaliados estão a Concepção estrutural , Processos construtivos e materiais, Originalidade, Monumentalidade, Implantação no ambiente, Esbeltez ,Estética e economicidade. Além dos vencedores de cada categoria, as obras escolhidas como Destaque do Júri e o projeto destaque no quesito Sustentabilidade recebem menções honrosas, assim como a escolhida pelo público na votação online.

GERDAU I
Leonardo Patricio Chaves, vencedor da categoria Pequeno Porte. Foto: Léo Freitas

“A edição deste ano contou com iniciativas que mostram a transformação que passa o mercado da construção civil. Os projetos se destacam pela criatividade e novas tecnologias adotadas  para se adequar a este ambiente de negócios. Além disso, os projetos deram uma atenção especial para o tema sustentabilidade, categoria que apresentou soluções com melhor aproveitamento e consumo de água, conforto térmico e  eficiência energética”, destaca César Peres, diretor Comercial da Gerdau.

“O Prêmio Talento se consagra como o grande reconhecimento e integração dos engenheiros projetistas de estruturas. A premiação estimula a troca de experiência entre os profissionais e contribui para o futuro da engenharia brasileira”, completa Peres.

PREMIO I
Cesar Lopes, vencedor da categoria Obras Especiais. Foto: Léo Freitas

Na categoria Infraestrutura, o vencedor foi Vicente Garambone Filho, com o projeto Ponte Estaiada Metrô Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Em Edificações, Eduardo Assis Fonseca e Suely Bueno conquistaram a premiação com o Aqwa Corporate. Entre os projetos de Pequeno Porte, o primeiro lugar foi para Leonardo Patricio Chaves, com a Cúpula do Half Pipe. Na categoria Obras Especiais, o prêmio ficou com Cesar Pereira Lopes, responsável pela Arena Allianz. Em Construção Industrializada, o ganhador foi Sérgio Osório de Cerqueira, responsável pela Ampliação do Hospital da Hapvida. Já a menção honrosa em Sustentabilidade foi para Alan Dias com a Escola de Vela Lars Grael.  O Destaque do Júri ficou com Augusto Paiva e Silva e Oswaldo Barbosa, com o Terminal Offshore de Minérios do T1 do Complexo Portuário do Açu. 

Na votação aberta ao público no site do prêmio, o vencedor foi Ana Paula Silveira com o projeto Habitat Bradesco. Por fim, as menções honrosas dadas pelo Júri em comemoração aos 15 anos do Prêmio foram para Euclydes Neto com o Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida- Campanário e para Rafael Timerman, com a Recuperação e Substituição dos Cabos da Ponte Pênsil sobre o Mar Pequeno.

Conheça a lista completa dos vencedores:

CATEGORIA INFRAESTRUTURA

Vencedor: Vicente Garambone Filho- Ponte Estaiada Metrô Barra da Tijuca

Menção honrosa: Flávio Gaiga- Hangar GWI

CATEGORIA EDIFICAÇÕES

Vencedor: Eduardo Assis Fonseca e Suely Bueno- Aqwa Corporate

Menção honrosa: Dirk Mader- Forma Itaim

CATEGORIA PEQUENO PORTE

Vencedor: Leonardo Patricio Chaves- Cúpula do Half Pipe

Menção honrosa: Yopanan Conrado Pereira Rebello- Residência Setin

CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS

Vencedor: Cesar Pereira Lopes- Arena Allianz

Menção honrosa: Jairo Fruchtengarten- Cais das Artes

CATEGORIA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA

Vencedor: Sérgio Osório de Cerqueira- Ampliação do Hospital da Hapvida

Menção honrosa: Antônio José Gonçalves Monteiro- Ampliação Recreio Shopping

MENÇÃO HONROSA – SUSTENTABILIDADE

Vencedor: Alan Dias- Escola de Vela Lars Grael.

DESTAQUE DO JÚRI

Vencedor: Augusto Paiva e Silva e Oswaldo Barbosa- Terminal Offshore de Minérios do T1 do Complexo Portuário do Açu

VOTAÇÃO ONLINE

Vencedor: Ana Paula Silveira- Habitat Bradesco

Para mais informações acesse em www.gerdau.com 

Sobre a ABECE em  www.abece.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *