ABM Week 2016 – Rio de Janeiro recebe a segunda edição do maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.

ABM Week 2016

Estão abertas as inscrições para a ABM Week 2016, considerado o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração. Pelo segundo ano consecutivo, a ABM (Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração) realiza simultaneamente, no mesmo local, os 12 tradicionais eventos da entidade: o 71° Congresso Anual e os seminários de Laminação, Aciaria, Redução, Minério de Ferro, Aglomeração, Logística, Balanços Energéticos, Gases Industriais, Automação e TI e Trefilação, além do Enemet – Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site do evento:  http://www.abmbrasil.com.br/abmweek2016/.

De acordo com a organização, a expectativa é reunir cerca de duas mil pessoas do Brasil e do exterior, entre executivos e profissionais da indústria e de empresas fornecedoras de produtos e serviços para o setor, além de acadêmicos, pesquisadores e estudantes. Na programação, painéis, mesas-redondas, homenagens, premiações e sessões técnicas, com a apresentação de mais de 500 trabalhos. Para o presidente executivo da ABM, Horacidio Leal Barbosa Filho, o evento é uma oportunidade única para que todos os participantes possam compartilhar conhecimento e se atualizar sobre novas tendências. “Com a ABM Week fortalecemos e aproximamos diversas áreas de toda a cadeia produtiva, incluindo os chamados setores transversais, como logística, automação e TI e energia”, ressalta.

Plenárias e Painéis – Destaques da programação, as plenárias e painéis da ABM Week abordarão questões relevantes para os setores representados no evento, ações consagradas mundialmente e tendências que possam impulsionar as empresas brasileiras, muitas das quais com operações globalizadas. À frente das apresentações estarão renomados especialistas de vários continentes, referências mundiais nas comunidades industrial e acadêmica. Entre os temas em debate está a produtividade diante da crise.

No dia 27/09, na Plenária “Como ser mais produtivo?”, coordenada por Francisco Coutinho Dornelas, assessor da diretoria de Aços Planos América do Sul da ArcelorMittal, os debatedores irão mostrar como as empresas do setor estão lidando com a crise, quais estratégias estão implementando e, especificamente, que ações estão desenvolvendo para superá-la. A série de palestras será aberta por Celso Chapinotte Lury, diretor da Gartner Goup e com experiência de 40 anos em consultoria e aplicação de tecnologias nos mais variados setores da economia. Lury abordará o tema “Tsunami digital”. Em seguida, o vice-presidente de Operações da ArcelorMittal Tubarão, Jorge Luiz Ribeiro, falará sobre “Excelência operacional”. Também participam o coordenador geral da ABM WEEK, Enéas Garcia Diniz, assessor da presidência da CSN, e Daniel Freire, executivo da Novelis. Albano Chagas Vieira, presidente do Conselho de Administração da ABM, atuará como mediador dos debates.

Já no dia 28/07, o destaque será a plenária “Geração de conhecimento e criação de valor”. De acordo coordenador Eduardo Côrtes de Castro, gerente de Cilindros de Laminação da CSN, o objetivo dos debates é compartilhar diferentes visões da gestão estratégica do conhecimento e sua relação com a competitividade das empresas, permitindo uma reflexão sobre as melhores abordagens para superar as adversidades impostas pelo contexto mundial e nacional através da inovação tecnológica.  Segundo ele, a competitividade passa a ser uma questão chave para as empresas que pretendem sobreviver e alcançar sucesso neste mercado. “A criação de valor para os clientes figura como o grande diferencial”, pontua.

Participam da plenária  o professor  titular da Escola Brasileira de Administração Pública – FGV e pesquisador associado sênior da Universidade de Oxford (Reino Unido), Paulo N. de Figueiredo, que irá tratar do tema “Acumulação de competências tecnológicas e processos de aprendizagem – fatores fundamentais para a inovação”. Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello, diretor de Tecnologia e Inovação da Vale, falará sobre “Transformação de conhecimento em inovação tecnológica – visão estratégica e resultados da Vale”. O diretor de Tecnologia e Inovação da Votorantim Metais, Alexandre Gonzaga Magalhães Gomes debaterá o “Aumento da competitividade através da gestão do conhecimento inovador” e Hermeno Pinto Gonçalves, diretor Corporativo Industrial, Engenharia e SSMA da Gerdau, fará sobre “Gestão estratégica do conhecimento e sua influência nos resultados”. O moderador dos debates será o engenheiro Marcio Frazão Guimarães Lins, da CSN.

Durante a ABM Week 2016, haverá também cursos pré-evento, no dia 26/09, e, no dia 30/09,  visitas técnicas a empresas do setor. Com uma agenda de treinamentos que envolvem várias áreas do conhecimento nos segmentos de siderurgia, não ferrosos e mineração, os cursos pré-eventos estão abertos a qualquer pessoa interessada em se capacitar ou se atualizar, independentemente de estar inscrito na ABM Week. Os interessados deve acessar o site do evento para informações e inscrições. Ainda

ABM Week

Data: De 27 a 29 de setembro de 2016

Local: Riocentro – Pavilhão 5 (Av. Salvador Allende 6555 – Barra da Tijuca)

Informações e inscrições: http://www.abmbrasil.com.br/abmweek2016/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *